Notícias | 10 de abril de 2013 16:01

Amaerj promove nova mobilização em apoio à eleição direta no Judiciário

A Amaerj realizará, em 29 de abril, às 15h, no auditório Renato Lemos Maneschy, na sede da Associação, uma nova mobilização em apoio às eleições diretas no Poder Judiciário. Na ocasião será apresentado um abaixo-assinado com o intuito de implantar a eleição direta por simples mudança no Regimento Interno do TJ-RJ. A ideia do abaixo-assinado surgiu no grupo do Facebook “Magistratura do Rio”.  

Segundo o presidente da Associação, Cláudio dell’Orto, a Amaerj também vai buscar mobilizar parlamentares do Rio para a aprovação da Proposta de Emenda Constitucional 187/2012, conhecida com  a PEC das Diretas Já no Judiciário, no Congresso Nacional.  A Associação luta pela democratização eleitoral no Judiciário, ao defender a escolha direta dos presidentes e vice-presidentes dos Tribunais por todos os magistrados vitalícios que compõem a corte.

Histórico da mobilização

 A primeira mobilização aconteceu em setembro de 2012, no auditório da Amaerj, e reuniu mais de cem associados. Na ocasião, o presidente dell’Orto afirmou que “a administração e o orçamento do Tribunal são para todos os magistrados, logo, se isso é verdadeiro todos os magistrados devem participar democraticamente do processo de escolha das mesas diretoras dos Tribunais”. 

O magistrado também reforçou a necessidade de união e empenho da classe. “Fundamentalmente é necessário que as associações estejam empenhadas. É necessário que a gente demonstre ao Congresso Nacional que a magistratura esta unida em torno de um projeto de democratização interna ou, que pelo menos, a maioria da magistratura esta unida neste propósito”, afirmou.

 Fonte: Assessoria de Imprensa da Amaerj