A democratização interna do Judiciário será debatida por magistrados e parlamentares no Rio de Janeiro, em 4 de julho. A AMAERJ vai promover uma audiência pública sobre a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 187/2012, que garante o voto dos juízes de primeiro grau nas eleições para a administração dos tribunais.
O evento acontecerá entre 11h e 13h, no auditório Desembargador Joaquim Antonio de Vizeu Penalva Santos, na EMERJ (Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro), na Rua Dom Manuel nº 25, 2º andar, Centro.
A audiência terá a participação dos deputados federais Lincoln Portela (PRB-MG), presidente da Comissão Especial da PEC 187, João Campos (PRB-GO), relator da proposta, e Fernando Francischini (SD-PR).
O voto direto é uma prioridade da Nova AMAERJ, presidida por Renata Gil. A AMAERJ considera que a democratização é fundamental para a plena participação política dos juízes na vida cotidiana e nas decisões estratégicas do tribunal.
Em reunião com a Renata Gil, João Campos afirmou que pretende pautar a PEC em breve. O relator disse que a democratização nos tribunais constitui medida salutar à administração da Justiça. A PEC das Diretas tem a autoria de Wellington Fagundes – hoje senador pelo PR-MT.