O Rio de Janeiro tem novos defensor público-geral e procurador-geral de Justiça: Paulo Vinícius Cozzolino Abrahão (DPRJ) e Antonio José Campos Moreira (MPRJ). A AMAERJ, representada pelas juízas Ana Beatriz Estrella e Alessandra Bilac, esteve nas solenidades de posse realizadas nestas quinta e sexta-feiras (16 e 17).
Diretora-adjunta da AMAERJ, a juíza Ana Beatriz Estrella acompanhou a posse de Paulo Vinícius Cozzolino Abrahão como defensor público-geral, na Sala Cecília Meireles, na Lapa, na noite desta quinta-feira. Ele sucedeu à defensora Patrícia Cardoso, que conduzia a instituição desde 2023. Representantes dos três Poderes prestigiaram o evento.
O desembargador aposentado Sergio Cavalieri, presidente do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ) no biênio 2005-2006, compareceu à posse e foi homenageado no discurso do novo defensor público-geral. “Fui aluno da EMERJ no ano de 2001 até 2003 e, na época, o desembargador Cavalieri era diretor da EMERJ. Dei aulas por 11 anos por influência dele. O convite para estar aqui é mais que um convite, é um reconhecimento da diferença que você fez na vida de muita gente”, agradeceu Paulo Vinícius Cozzolino.
Ele relembrou a posse como defensor público e falou do sentimento de estar à frente do órgão no Rio. “A emoção hoje é um pouco maior que aquela que eu tive nos jardins do Palácio Guanabara, quando eu tomei posse. Assumir a chefia da Defensoria Pública mais antiga do Brasil é uma honra enorme e uma alegria para qualquer um. Ser defensor público é uma missão apaixonante”, discursou.
Desembargador Sergio Cavalieri e defensor Paulo Vinícius Cozzolino Abrahão
A juíza Alessandra Bilac, 2ª tesoureira da AMAERJ, esteve na posse de Antonio José Campos Moreira como PGJ, na sede do Ministério Público, no Centro do Rio, na manhã desta sexta-feira. Ele sucedeu ao promotor Luciano Mattos, que estava no cargo desde 2021.
Magistrados do TJ-RJ também prestigiaram a solenidade, entre eles os desembargadores Caetano da Fonseca Costa (1º vice-presidente do Tribunal), que compôs a mesa de autoridades representando a Corte, Marcus Basílio (corregedor-geral de Justiça), Ricardo Couto (presidente eleito do TJ-RJ), Heleno Ribeiro (3º vice-presidente eleito do TJ-RJ), Claudio de Mello Tavares (presidente do TJ no biênio 2019-2020), Gizelda Leitão, Luiz Umpierre de Mello Serra e Humberto Dalla.
Entre os presentes estavam o ministro Antonio Saldanha, do Superior Tribunal de Justiça (STJ); o governador Cláudio Castro; o presidente da Assembleia Legislativa (Alerj), deputado Rodrigo Bacellar; e o prefeito Eduardo Paes.
O procurador Antonio José Campos Moreira agradeceu pela oportunidade, que ele classificou como uma “responsabilidade”, de conduzir o Ministério Público no próximo biênio. “Quero procurar traduzir o sentimento de enorme alegria, de enorme felicidade que me domina hoje”, comemorou, relembrando sua trajetória como jurista e a história do MP do Rio.
Ministro Antonio Saldanha, juíza Alessandra Bilac e procurador Antonio José Campos Moreira
Leia também: Juíza Eunice Haddad participa do encontro do Conselho de Presidentes dos Tribunais
Juíza Camila Guerin toma posse como vice-presidente do Fonavid
Tribunal de Justiça instalará Câmaras, Varas e Juizado Especial Cível