AMAERJ | 19 de fevereiro de 2025 12:35

AMAERJ prestigia posse da Diretoria da OAB-RJ no Theatro Municipal

Diretora-adjunta da AMAERJ, juíza Ana Beatriz Estrella esteve na posse da OAB-RJ

Pela primeira vez na história, a Seccional Rio de Janeiro da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-RJ) tem uma mulher à frente da instituição. Integrante do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RJ) de 2010 a 2015, a advogada Ana Tereza Basílio tomou posse como presidente da OAB-RJ na noite desta terça-feira (18), no Theatro Municipal do Rio, no Centro da cidade. A diretora-adjunta da AMAERJ, juíza Ana Beatriz Estrella, representou a Associação no evento.

Cerca de duas mil pessoas prestigiaram o evento. Ex-vice-presidente da OAB-RJ, Ana Tereza Basílio sucedeu ao advogado Luciano Bandeira, que dirigia a instituição desde 2019. Ao discursar, a nova presidente comemorou a ascensão da representatividade feminina na Ordem e falou sobre os planos de gestão.

“Hoje iniciamos um novo capítulo na história da OAB. Um capítulo marcado pelo compromisso inabalável com a advocacia. Pela modernização da nossa instituição e pela valorização daqueles que exercem diariamente a missão sagrada da defesa da justiça. Seguiremos firmes na defesa das prerrogativas, na valorização da classe e na construção de uma instituição cada vez mais forte e representativa”, disse.

Advogada Ana Tereza Basílio, presidente da OAB-RJ

Na cerimônia, além da presidente, foram empossados para o triênio 2025-2027 os advogados que compõem toda a Diretoria da OAB-RJ: a vice-presidente Sylvia Drummond, o secretário-geral Rafael Borges, o secretário-geral adjunto Sérgio Antunes e o tesoureiro Fábio Nogueira. Os integrantes das Diretorias da Caixa de Assistência dos Advogados e da Escola Superior da Advocacia (ESA) e dos Conselhos Estadual e Federal também assumiram os novos cargos.

O desembargador André Emílio Ribeiro Von Melentovytch representou o Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ) na cerimônia, que também contou com as presenças dos ministros Aloysio Corrêa da Veiga, presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST), e Alexandre Belmonte, do TST; do desembargador federal Guilherme Calmon, presidente do Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF2); e do secretário estadual da Casa Civil, Nicola Miccione.

Leia também: Presidente Eunice Haddad acompanha última sessão de conselheiro do CNJ
Com textos de magistrados do Rio, livro ‘Mulheres no Direito’ será lançado na EMERJ
Tribunal Pleno elegerá integrantes do TRE-RJ na próxima semana