14:00:22

AMAERJ | 07 de abril de 2025 16:17

AMAERJ prestigia homenagem ao ministro Luiz Fux pelos 10 anos do CPC

Desembargador Ricardo Couto, ministro Luiz Fux e juíza Eunice Haddad

Magistrado do Rio de Janeiro por 18 anos, o ministro Luiz Fux retornou nesta segunda-feira (7) ao Tribunal de Justiça fluminense, onde foi homenageado no seminário “10 anos do novo Código de Processo Civil”. Os juízes Eunice Haddad, presidente da AMAERJ, e Antonio Aurélio Abi Ramia, 2º vice-presidente da Associação, estiveram no evento, promovido pela Escola da Magistratura do Estado (EMERJ).

“Agradeço por esse momento tão grandioso, ainda mais aqui no Tribunal de Justiça. Me sinto na minha casa, foi aqui que eu aprendi a forjar meus valores éticos e morais. Foi aqui que aprendi que justiça não é algo que se aprende, é algo que se sente. Por isso a minha emoção hoje”, afirmou o ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal (STF).

Presidente da comissão de juristas que elaborou o anteprojeto da Lei nº 13.105/2015, que regulamentou o CPC, o ministro destacou o trabalho realizado há uma década.

“Nós lavramos um Código por amor ao país, o democratizamos por amor à liberdade. Nós deixamos no solo brasileiro muitas sementes que hão de proliferar. Que Deus permita a todos nós que possamos por muitos anos, e quiçá séculos, louvar o Código como um fruto de amor ao país, ao bem e à verdade. Muito obrigado”, disse.

Na abertura, o diretor-geral da EMERJ, desembargador Cláudio Dell’Orto, ressaltou que o evento é um marco histórico para todos, em especial para a Escola. O presidente do Fórum Permanente de Processo Civil da EMERJ, desembargador Luciano Rinaldi, frisou que o ministro “é um magistrado excepcional, professor de todos, uma referência do processo civil”.

Ex-aluno do ministro, o desembargador Ricardo Couto, presidente do TJ-RJ, exaltou o homenageado. “O ministro Luiz Fux sempre foi um homem de vanguarda, sempre estimulou o acordo, a mediação. No Tribunal de Justiça, era o magistrado que tinha o maior índice de acordo. Sempre foi um grande profissional, um grande magistrado. Essa homenagem da EMERJ é justa e adequada para o nosso grande professor Luiz Fux. Parabéns meu grande amigo”, afirmou.

Realizado no Auditório Antônio Carlos Amorim, o encontro foi organizado pela EMERJ, em parceria com a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e a Escola da Magistratura Regional Federal da 2ª Região (EMARF).

Também participaram do evento os desembargadores do TJ-RJ Alexandre Câmara, Humberto Dalla e Natacha Tostes; o desembargador federal Aluisio Mendes; e os filhos do ministro Luiz Fux, a desembargadora Marianna Fux e o advogado Rodrigo Fux.

Leia também: Juíza Eunice Haddad prestigia lançamento de livro com textos de ministros e desembargador do Rio
Foz do Iguaçu sediará o Congresso Brasileiro de Magistrados 2025 em outubro
Presidente Eunice Haddad trata de PEC com o novo presidente da CCJ da Câmara