AMAERJ | 20 de maio de 2024 17:08

AMAERJ prestigia assinatura de termo pela proteção integral da mulher no Estado

A juíza Eunice Haddad, presidente da AMAERJ, esteve na cerimônia de assinatura do termo de cooperação que estabelece políticas de tecnologia e inovação voltadas à proteção integral da mulher no Estado do Rio de Janeiro. Realizado nesta segunda-feira (20), no Palácio Guanabara, o evento contou com as presenças do presidente do Tribunal de Justiça (TJ-RJ), desembargador Ricardo Cardozo; do governador Cláudio Castro; da deputada federal Soraya Santos; e da desembargadora Adriana Ramos de Mello.

Ao discursar, o presidente do TJ ressaltou que a violência doméstica é um mal que deve ser extirpado com a maior urgência possível. “É na prevenção que nós devemos atuar e usar das ferramentas tecnológicas para conter esse mal. Esse é um projeto muito bonito. Esse tipo de ação não é uma ação de governo, mas sim do Executivo em parceria com o Judiciário. São essas ações que nós, gestores, precisamos implementar porque é o que o cidadão precisa”, disse.

Procuradora da Mulher na Câmara dos Deputados, a deputada Soraya Santos afirmou que o feminicídio é evitável. “O poder público precisa estar junto para evitar que a violência e o feminicídio aconteçam. Temos que fazer o sistema funcionar. Hoje, com esse projeto, minha palavra é de gratidão. Essa é a Justiça que eu acredito, que faz chegar na ponta. Para o cidadão não interessa se vem do Legislativo, do Executivo ou do Judiciário, ele só quer ter a dignidade de ir e vir e defender a vida.”

Desembargadora Adriana Ramos de Mello, presidente Eunice Haddad e deputada Soraya Santos

O governador disse que a proteção da mulher é uma obrigação de todos. “Estamos conseguindo os projetos do papel porque estamos trabalhando juntos. Que possamos levar uma vida mais digna para as mulheres e toda a sociedade.”

Também estiveram no evento profissionais do Direito, secretários estaduais, policiais e professores.