O FestLabs, Encontro Nacional dos Laboratórios de Inovação do Poder Judiciário, iniciou na noite desta quarta-feira (11). A abertura foi realizada no Plenário do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJ-RJ) pelo vice-presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro Luis Felipe Salomão. A 1ª tesoureira da AMAERJ, juíza Márcia Succi, representou a Associação no evento.
O encontro é uma parceria do Fórum Permanente do Poder Judiciário do Estado do Rio de Janeiro (Fojurj). Na quarta edição, aborda o tema “Inovação, tecnologia e sustentabilidade”.
Além do ministro Luis Felipe Salomão, que presidiu a AMAERJ no biênio 2002-2003, compuseram a mesa de honra o presidente do TJ-RJ, desembargador Ricardo Rodrigues Cardozo; o presidente do Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF-2), desembargador federal Guilherme Calmon; o presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ), desembargador Henrique Figueira; o vice-presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (TRT-1), desembargador Roque Lucarelli Dattoli e os conselheiros do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Luiz Fernando Bandeira de Mello e Daniela Madeira.
O ministro Salomão destacou a importância do encontro para tratar das inovações no Judiciário e citou, como exemplo de sucesso na implementação de soluções inovadoras, a criação dos Juizados Especiais Cíveis. “Os laboratórios de inovação cumprem um papel central nesse novo Judiciário”, discursou.
O evento continua nestas quinta e sexta-feira. É voltado para magistrados, servidores e colaboradores que atuam nos laboratórios de inovação da Justiça. O objetivo é promover a troca de experiências e incentivar a formação de parcerias para gestão da inovação no âmbito do Poder Judiciário.
Na sexta-feira (13), o ministro Luís Roberto Barroso, presidente do STF e do CNJ, discursa às 11h.
Clique aqui para saber mais sobre o encontro.
Leia também: AMB assina nota pública contra a PEC 66/2023
AMAERJ ‘Memória’: bate-papo com ex-presidentes discutirá legado e importância da Associação
Desembargadores do Rio abordarão o Judiciário e o mercado de capitais em encontro na EMERJ