Em mais uma visita aos Núcleos Regionais (NURs), o presidente do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ), desembargador Ricardo Rodrigues Cardozo, conversou com cerca de 20 juízes do 11° NUR, nesta sexta-feira (14). A presidente da AMAERJ, juíza Eunice Haddad, esteve na reunião realizada no Fórum de Cabo Frio (Região dos Lagos).
A magistrada agradeceu pelas visitas do presidente do Tribunal aos NURs para conversar com os juízes.
“Essa iniciativa da administração de ir aos locais é fundamental. É muito importante a região ser ouvida. Alguns assuntos são comuns, mas cada local tem questões próprias. Temos um permanente diálogo com a administração porque só com o diálogo nós avançaremos e construiremos soluções. A AMAERJ está à disposição sempre”, afirmou a juíza Eunice Haddad.
Ao abrir o encontro, o desembargador Ricardo Cardozo relembrou o início de sua carreira. “É uma satisfação muito grande estarmos aqui, esse encontro com vocês me leva ao passado. Cabo Frio foi a minha primeira comarca, em 1988. Tenho um carinho muito grande pela região. Aqui começou a minha formação como magistrado.”
O presidente do TJ-RJ destacou a importância do diálogo com os magistrados de 1º grau.
“Queremos ouvi-los, saber quais são as agruras para encontrar as soluções. Nós não sabemos tudo o que os juízes passam. Precisamos ter um diálogo. Somos um time, estamos no mesmo barco. Sempre procuro entender vocês para resolvermos juntos e termos um Judiciário fluminense eficaz, levando para a sociedade o que ela espera. Estou em constante diálogo também com a Associação”, disse.
Foram tratados temas como aperfeiçoamento da prestação jurisdicional, força de trabalho, Processo Judicial eletrônico (PJe), Banco Nacional de Mandados de Prisão (BNMP), infraestrutura, informática e governança.
Participaram do encontro a desembargadora Maria Isabel Paes Gonçalves, presidente da Comissão de Políticas Institucionais para Eficiência Operacional e Qualidade dos Serviços Judiciais do TJ (COMAQ); e os juízes Alberto Republicano, Fernanda Xavier de Brito e Renata Guarino, auxiliares da presidência do TJ; Fábio Costa Soares, diretor do 11º NUR; Silvana Antunes, diretora do Fórum; Marcio da Costa Dantas, presidente da Regional da AMAERJ em São Pedro da Aldeia; e Danilo Borges, diretor da Sede Praiana da Associação.
A presidente da COMAQ e os juízes auxiliares da presidência falaram sobre suas áreas de atuação. Os magistrados da Região dos Lagos apresentaram dúvidas e sugestões.
O 11º NUR abrange Araruama, Armação de Búzios, Arraial do Cabo, Cabo Frio, Casimiro de Abreu, Iguaba Grande, Rio das Ostras, São Pedro da Aldeia e Saquarema.
Leia também: AMAERJ celebrará 45 anos do 1º Concurso para a Magistratura do Estado do Rio
Dirigentes definem atuação da AMAERJ em defesa dos magistrados
Presidentes da AMAERJ e do TJ-RJ se reúnem com senador do Rio