A Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) promoveu reunião, nesta quinta-feira (27), da Secretaria de Aposentados, em Vitória (ES). Com participação do presidente da entidade, Jayme de Oliveira, e do diretor de Aposentados da AMAERJ, Roberto Felinto, o encontro definiu estratégias de atuação em defesa da categoria.
Foram discutidas a situação dos aposentados com os institutos de Previdência, as formas de aperfeiçoar a comunicação da AMB com os inativos, a criação de planos de viagens culturais, convênios e a realização do Encontro Nacional de Aposentados e Pensionistas.
Jayme de Oliveira relatou todo o esforço que tem sido implementado no Congresso Nacional em defesa dos pleitos da magistratura e conclamou que os aposentados atuem com seus contatos na bancada do estado na Câmara dos Deputados e no Senado Federal. “Venho sugerindo que todas as associações promovam encontros com o Parlamento local. É importante que toda a magistratura se envolva nesse processo, que é bastante trabalhoso”, disse.
O presidente da AMB também destacou a construção de relacionamento permanente com o Supremo Tribunal Federal (STF), o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o Superior Tribunal de Justiça (STJ) e demais tribunais. “Precisamos mobilizar os presidentes de tribunais e tribunais eleitorais. É importante que cada magistrado em sua região converse com o presidente de seu tribunal para que se envolvam em questões como a reforma da Previdência, o PLP 343/2017 – Projeto de Lei Complementar que institui o regime de recuperação fiscal dos estados – e o Adicional por Tempo de Serviço.”
Em relação à reforma da Previdência, Jayme de Oliveira afirmou: “Do jeito que está o quadro é ruim. Temos que derrubar essa proposta ou melhorar muito o texto”. O presidente da AMB disse ainda que pretende realizar reuniões frequentes com a Secretaria de Aposentados da AMB, uma em cada região do País, alternando os estados. A próxima reunião da coordenadoria está prevista para 9 de maio, em Brasília.