O Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ) promove, nesta quinta e sexta-feira (26 e 27) uma ação social para celebrar o Dia Nacional da Pessoa com Deficiência. A abertura do evento aconteceu nesta manhã (26), e a juíza Keyla Blank de Cnop, diretora de Acessibilidade e Inclusão da AMAERJ, representou a Associação.
A celebração oferece diversos serviços para pessoas com deficiência, como emissão e regulação de títulos de eleitor, Identificação Civil, Carteira PcD, Vale Social, CadÚnico e BPC, mediação e conciliação, confecção de currículos e cadastro para emissão do cartão de gratuidade na passagem. O evento é coordenado pela desembargadora Regina Lucia Passos, presidente da Comissão Permanente de Acessibilidade e Inclusão (COMAI), e apoiado pela AMAERJ.
Para a magistrada, a reunião, que está em sua terceira edição, é “um evento histórico, primoroso, mas principalmente, um evento afetivo, educativo, onde o que importa é o atingimento da dignidade da pessoa com deficiência”.
Regina Lucia Passos mencionou a campanha “Capacitismo: o que você tem a ver com isso?”, lançada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e o Supremo Tribunal Federal (STF) neste mês de setembro. “Estou muito agradecida a todos os participantes que vieram, realmente, com o coração aberto, com disposição, disponibilidade para que todos os serviços sejam realizados de forma gratuita”, disse a desembargadora.
Na abertura, o presidente do TJ-RJ, Ricardo Rodrigues Cardozo, saudou o atleta paralímpico Douglas Matera, medalhista de prata nas Olimpíadas de Paris de 2024 no revezamento 4x100m livre misto de natação e falou sobre o papel do Tribunal como aliado à luta das pessoas com deficiência.
“Hoje, estou muito mais feliz, muito mesmo. O Tribunal quer ser um poder Judiciário diferente, que se preocupa além da prestação de jurisdição, com a inclusão, querendo dar nossa contribuição para que todos se sintam incluídos em uma sociedade mais equânime e menos desigual”, discursou o presidente.
O encontro seguirá pela tarde desta quinta-feira e por toda a sexta-feira (27). Confira, abaixo, os serviços prestados:
O Dia Nacional da Pessoa com Deficiência é comemorado 21 de setembro, data que marca a construção de mobilizações para a inclusão social, conscientização da luta anti-capacitista e celebração destes movimentos. “Em nossas últimas edições, celebramos no dia 5 de dezembro, que é o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, mas visando uma acessibilidade ainda maior, aumentamos a duração, de um para dois dias, e antecipamos para setembro, mês da comemoração nacional, que é mais fresco”, declarou a coordenadora do projeto.
Leia também: Coem e Ouvidoria do TJ-RJ realizam reunião de capacitação sobre rede de atendimento à mulher
Mídia fluminense repercute caminhada de magistrados e servidores pela Pequena África
AMAERJ parabeniza magistrados pelos 28 anos do 25º Concurso