Vestindo a camisa do “O Ideal é Real”, projeto da AMAERJ que estimula as adoções, o juiz Sérgio Ribeiro (Direitos Humanos e Proteção Integral da Associação) participou neste domingo (21) da 8ª Caminhada da Adoção, em Copacabana. Mais de 300 pessoas estiveram na manifestação, que teve o objetivo de dar visibilidade aos cerca de 7 mil crianças e adolescentes que esperam um lar.
De acordo com Sérgio Ribeiro, o grupo com maior dificuldade de encontrar famílias adotivas é composto por crianças com mais de 8 anos, irmãos, crianças com problemas de saúde ou que possuam algum tipo de deficiência. Para reverter esse quadro desfavorável, foi criado o projeto ‘O ideal é real’, em fevereiro deste ano.
“A iniciativa já está dando resultados. Temos tido sucesso em alguns casos em que os candidatos acabam ficando com uma criança com perfil diferente daquele que pretendiam adotar inicialmente”, disse o juiz, em entrevista ao jornal O Dia.
Assista aqui a reportagem do RJTV, da TV Globo, sobre a caminhada.
A caminhada também teve o apoio da Comissão Estadual Judiciária de Adoção Internacional (Cejai), presidida pela desembargadora Ana Maria de Oliveira, e da Coordenadoria Judiciária de Articulação das Varas da Infância, da Juventude e do Idoso (Cevij), presidida pelo juiz Sérgio Ribeiro.
Com o slogan “Vamos colorir Copacabana com as cores do afeto”, a caminhada foi organizada pela Associação Nacional dos Grupos de Apoio à Adoção, em homenagem ao Dia Nacional da Adoção, a ser comemorado na quinta-feira (25).