O presidente do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ), desembargador Ricardo Rodrigues Cardozo, inaugurou o 3º Juizado Especial Cível (JEC) da Barra da Tijuca, na Zona Oeste do Rio, nesta terça-feira (28). O juiz Milton Delgado, representante da AMAERJ no Fórum Regional da Barra da Tijuca, esteve na cerimônia.
Ao discursar, o presidente do TJ afirmou que a instalação de novas unidades permite uma melhor equalização do trabalho jurisdicional. “Este movimento é para que não tenhamos varas de uma mesma competência extremamente sobrecarregadas e outras com pouco serviço. A necessidade de criação de um novo Juizado Especial Cível era imperiosa, especialmente porque a competência territorial vai se alargar”, disse o desembargador.
O juiz José Guilherme Vasi Werner assumirá temporariamente a titularidade. Diretor do Fórum Regional da Barra da Tijuca em exercício, o magistrado agradeceu ao Tribunal pela instalação do novo JEC. “Me comprometo a fazer o máximo possível, com a ajuda dos servidores, que nos ajudaram nessa instalação, que começa a funcionar hoje mesmo.”
Também estiveram presentes a desembargadora Maria Helena Pinto Machado, presidente da Comissão Judiciária de Articulação dos Juizados Especiais (COJES), e as juízas auxiliares Renata Guarino, da Presidência do TJ, e Simone Rolim, da Corregedoria Geral da Justiça.
A desembargadora Maria Helena Pinto Machado mencionou a criação do bairro Barra Olímpica como fator atenuante do aumento da densidade populacional da região, que culminou na instalação do JEC. “De forma concreta, vamos ampliar o acesso à Justiça no sistema dos Juizados nesta Regional da Barra da Tijuca, que notoriamente é uma área que vem se desenvolvendo muito, com um aumento significativo do feitos que chegam aqui e necessitam de especial atenção”, afirmou a magistrada.
Segundo o Tribunal, a criação do novo juizado busca aumentar a agilidade e a eficiência no atendimento dos processos da população da Barra. O 3º Juizado Especial Cível da Barra da Tijuca foi idealizado por transformação do 2º JEC de Petrópolis. Ainda nesta semana, será instalada a 1ª Vara Especializada em Pessoas Idosas, criada por transformação da 4ª Vara de Órfãos e Sucessões. As novas unidades judiciais foram aprovadas pelo Órgão Especial.
Representante da AMAERJ, juiz Milton Delgado com o presidente do TJ-RJ e a juíza Renata Guarino
Leia também: Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro tem quatro novos desembargadores
Diretoria da AMAERJ se reúne com o presidente eleito Ricardo Couto na Associação
Juíza ganha sorteio da AMAERJ de bolsa de 50% para curso em Roma