O Rio de Janeiro é o único Estado do país onde a maioria dos juízes é formada por mulheres. São 352 juízas, 52% dos magistrados de 1º grau. Ao todo, a Magistratura fluminense tem a maior representatividade feminina do Brasil na Justiça Estadual, com 420 desembargadoras e juízas, 48% do total. Neste Dia Internacional da Mulher, parabéns a todas!
Em material divulgado pela Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) nesta sexta-feira (8), a juíza Eunice Haddad, presidente da AMAERJ e vice-presidente de Assuntos Legislativos da AMB, ressaltou a importância das magistradas e da presença feminina nos espaços de poder.
“Mulheres em espaços de poder enfrentam diariamente o desafio de desempenhar múltiplas funções com excelência. A crescente presença feminina nesses espaços fortalece a democracia e traz novas perspectivas para toda a sociedade. Na Magistratura e na liderança de associações e instituições do Sistema de Justiça, cada vez mais diversas, é imprescindível a atuação, competência e dedicação de inúmeras desembargadoras e juízas brasileiras.”
Leia também: AMAERJ promoverá roda de conversa sobre mulheres na Magistratura