Fundada no Rio de Janeiro, a Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) completa 75 anos nesta terça-feira (10). A AMAERJ parabeniza a AMB, maior entidade representativa da Magistratura, e ressalta seu papel em defesa e pelo fortalecimento do Poder Judiciário e dos magistrados.
Em sua história, a Associação teve 33 gestões. Estiveram à frente da AMB 31 magistrados diferentes, sendo sete ministros de tribunais superiores – STF (3), TST (2), STM (1) e TFR (1). Dentre todos os presidentes, 12 tiveram origem no Rio de Janeiro, sete em São Paulo, quatro em Minas Gerais, três em Santa Catarina, três no Rio Grande do Sul, dois no Paraná, um no Amazonas e um em Pernambuco.
O atual presidente da Associação é o juiz Frederico Mendes Júnior, do Paraná. A juíza Eunice Haddad, presidente da AMAERJ, é a vice-presidente de Assuntos Legislativos da AMB.
Atualmente, a AMB congrega 35 associações regionais, sendo 27 de magistrados estaduais, seis trabalhistas e duas militares. A instituição conta com 14 mil associados.
Leia também: Comissão de magistrados elabora o novo Estatuto da AMAERJ
Juíza Eunice Haddad representa a AMB em encontro sobre o combate à violência contra a mulher
AMAERJ reúne 40 magistrados e Ancelmo Gois no projeto ‘Velhos são os outros’