A AMAERJ informa, com pesar, o falecimento do desembargador Giuseppe Ítalo Brasilino Vitagliano, aos 90 anos, nesta terça-feira (2). O magistrado presidiu a Cooperativa de Crédito dos Magistrados do Estado do Rio de Janeiro (Magicredi).
Nascido em Pedro Leopoldo (MG), Giuseppe Vitagliano formou-se em Direito pela Universidade Gama Filho, em 1958. Atuou como advogado, promotor e procurador de Justiça.
Ingressou no Tribunal de Alçada Criminal em 1996. Foi promovido a desembargador do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ) em 1998. Aposentou-se em 2004.
Foi professor de Direito Penal e exerceu o cargo de corregedor-geral das corregedorias da Secretaria de Segurança do Estado.
O desembargador sempre participava do tradicional almoço dos magistrados aposentados, no Fórum Central, e do Encontro Estadual dos Magistrados, realizado anualmente pela AMAERJ.
Em entrevistas ao TJ-RJ e Ministério Público, concedidas em 2013 e 2022, o desembargador Giuseppe Vitagliano se disse honrado com sua trajetória.
“Me considero um homem realizado profissionalmente e familiarmente. Quando bem jovem, pretendia ser médico. Depois, nos cinemas, me empolguei ao assistir filmes de julgamentos. Então pensei e fiquei determinado a estudar Direito”, disse.
“Posso não ter sido brilhante, mas procurei exercer a minha atividade na Advocacia, no Ministério Público e na Magistratura com dignidade. Valeu a pena, tive muitas satisfações, uma vida que me honrou.”
O velório será nesta quarta-feira (3), das 8h às 11h, na Capela 3 do Cemitério Memorial do Carmo, no Caju (Rua Monsenhor Manoel Gomes, nº 287).