Destaques da Home | 23 de junho de 2022 10:56

AMAERJ lastima a morte do desembargador Egas Moniz

Egas Moniz

A AMAERJ lamenta informar o falecimento, na noite desta quarta-feira (22), do desembargador aposentado Egas Moniz Barreto de Aragão Dáquer. O magistrado tinha 79 anos.

Egas Moniz ingressara no Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ) em 1º de setembro de 1992. Dez anos depois, por merecimento, foi promovido ao cargo de desembargador. Na primeira instância, ele atuou na 3ª Vara Cível da Comarca de São João de Meriti e na 26ª Vara Cível na Comarca da Capital. Teve, ainda, atuação destacada na Justiça Eleitoral.

O desembargador ocupou cargos diretivos no Instituto dos Magistrados do Brasil (IMB) ao longos dos últimos anos. Entre eles, o de diretor de Informática e de 2º secretário.

Leia também: Velório do desembargador Egas Moniz será neste sábado (25)

Egas Moniz orgulhava-se de ter sido tenente da Artilharia do Exército. Ele integrava a Associação dos Oficiais da Reserva do Rio de Janeiro.

Em 10 de dezembro do ano passado, convalescente de uma cirurgia, o magistrado recebeu em seu apartamento na praia do Flamengo (Zona Sul) a visita do presidente da República, Jair Bolsonaro, conforme divulgado em rede social pela Liga da Defesa Nacional.

Egas Moniz e Bolsonaro eram “amigos de longa data”, informava o comunicado da entidade. Nas redes sociais, o presidente da República publicou uma homenagem: