Notícias | 31 de dezembro de 2022 13:59

AMAERJ lamenta o falecimento do desembargador Asclepíades Rodrigues

A AMAERJ informa com pesar a morte do desembargador Asclepíades Eudóxio Rodrigues, aos 94 anos. Aposentado do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ), o magistrado faleceu neste sábado (31).

Nos anos de 1950 e 1960, Asclepíades Rodrigues atuou como juiz no Tribunal de Justiça do Amazonas. Depois, ingressou na Magistratura fluminense, quando trabalhou em varas criminais e no Tribunal do Júri.

Promovido a desembargador, aposentou-se em 1998. Recebeu a Medalha de Honra da Magistratura Fluminense, do TJ-RJ, em 2008.

O desembargador Asclepíades Rodrigues é o autor do livro “Dicionário do Código de Processo Civil de 2015“, publicado pela Autografia Editora.

Escreveu na Revista da Escola da Magistratura do Estado (EMERJ) artigos como “Notas sobre a Reforma do Judiciário“, “Juizado de Direito em território indígena“, “A propriedade, as invasões de terra e o Poder Judiciário” e “A violência urbana e a responsabilidade civil do Estado“.

O sepultamento acontece às 15h deste sábado, no cemitério São João Batista, na Rua Gen. Polidoro, nº 245, Botafogo (Zona Sul do Rio).