A AMAERJ lança nesta segunda-feira (26) o primeiro filme da série que celebrará, ao longo deste ano, as três décadas de sua fundação. Neste filme inaugural, o entrevistado é o desembargador aposentado Thiago Ribas Filho, primeiro presidente da Associação dos Magistrados do Estado do Rio de Janeiro (biênio 1992-1993).
Bem humorado, Ribas Filho fala sobre as razões que levaram os magistrados da cidade do Rio de Janeiro e os do antigo Estado do Rio de Janeiro a se unirem em uma só associação.
A AMAERJ foi fundada em 29 de novembro de 1991, a partir da fusão da Associação dos Magistrados Fluminenses (AMF), criada em 1954 e sediada em Niterói, com a Associação dos Magistrados do Rio de Janeiro (AMARJ), surgida em 1958.
Na década de 50, o Rio de Janeiro era a capital federal. Com a ida da capital para Brasília, surgiu, em 1960, o Estado da Guanabara, cuja capital era o Rio. O Estado do Rio de Janeiro tinha a cidade de Niterói como capital. A fusão do Guanabara com o velho Estado do Rio aconteceu em 1975, mas as entidades representativas da Magistratura só vieram a se unir 16 anos depois.
Na série de filmes, com duração média de cinco minutos cada, a história da AMAERJ será contada por seus protagonistas.
Confira o filme inaugural da série:
Confira também: Estatuto da AMAERJ, em vigor desde 1991
Galeria de presidentes da Associação dos Magistrados do Estado do Rio de Janeiro