Em razão das notáveis gestões à frente do Tribunal de Justiça e da Mútua dos Magistrados, do apoio à Magistratura e ao esporte associativo, os desembargadores Henrique Figueira e Ricardo Couto foram homenageados pela AMAERJ, neste sábado (9). A presidente da Associação, juíza Eunice Haddad, participou do encontro no Estádio Nilton Santos (Engenhão), do Botafogo, time de coração dos homenageados.
Ao discursar, a presidente Eunice Haddad parabenizou os desembargadores e ressaltou a importância do esporte. “É uma alegria muito grande estar aqui homenageando duas pessoas muito importantes para a Magistratura, parceiros da AMAERJ no Tribunal e na Mútua. O esporte é fundamental para tudo, com ele aprendemos a ganhar com humildade, a perder, aprendemos que nada se faz sozinho e tem o adversário que nos faz querer se superar. O esporte é uma lição de vida, traz alegria. Fazemos questão de incentivar a prática esportiva.”
O diretor de Desportos da AMAERJ, juiz Ricardo Starling, destacou a contribuição dos homenageados para a Magistratura e o movimento associativo.
“As pessoas falam muito bem do esporte da AMAERJ, mas nada disso seria feito sem o apoio da nossa presidente Eunice, que incentiva o esporte. E há outra pessoa que tem apoiado o esporte da AMAERJ e viabilizado tudo isso, sempre no sentido do exercício físico para melhorar a qualidade da saúde do magistrado. Como presidente da Mútua, o desembargador Ricardo Couto, ilustre botafoguense recebe a nossa homenagem e o nosso agradecimento”, disse.
“Tem um outro botafoguense ilustre que merece a nossa homenagem, que também é do grupo do futebol. A homenagem é pela gestão como presidente do Tribunal de Justiça. É uma unanimidade entre os juízes e os servidores que foi uma das melhores gestões do Tribunal. Desembargador Henrique Figueira, que sua gestão sirva como exemplo para iluminar a todos sempre. Muito obrigado”, afirmou o juiz Ricardo Starling.
A presidente Eunice Haddad e o desembargador Antonio Cesar Siqueira, presidente da Associação no biênio 2010/2011, realizaram a entrega das placas de homenagem.
O desembargador Ricardo Couto, presidente da Mútua, dedicou o reconhecimento a toda a diretoria. “Fico até emocionado pelas presenças do Tonico [desembargador Antonio Cesar Siqueira] e do Henrique, que foram duas pessoas importantíssimas para essa nova mentalidade. Todas as deliberações pró atividades esportivas, junto com a AMAERJ, foram tomadas pela diretoria da Mútua. Recebo a homenagem com o maior carinho e sei que essa placa pertence à diretoria da Mútua. Espero que a Mútua continue assim, estimulando o esporte como uma forma preventiva. Pelo que vejo, continuará. Muito obrigado a todos.”
Presidente do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ) no biênio 2021/2022 e atual vice-presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RJ), o desembargador Henrique Figueira agradeceu a homenagem.
“Sempre temos sonhos na vida. Quando se coloca o sonho com a vontade, com o que te dá prazer e alegria, com os seus amores, é perfeito. Além da minha família, tenho grandes amores pela Magistratura e pelo Botafogo. São paixões que carrego no coração. E ver hoje todos vocês com essa camisa gloriosa é a unificação dos meus dois grandes amores. Muito obrigado.”
Os homenageados foram aplaudidos calorosamente pelos cerca de 70 presentes ao evento. Estiveram na homenagem o ministro Marco Aurélio Bellizze, do Superior Tribunal de Justiça (STJ); o conselheiro Mauro Martins, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ); o desembargador Marcus Basílio, corregedor-geral da Justiça do Rio de Janeiro; desembargadores e juízes do TJ-RJ. A presidente Eunice Haddad deu o pontapé inicial do jogo comemorativo.
Leia também: Retrato do desembargador Henrique Figueira é eternizado na Galeria dos Presidentes do TJ
Posse dos novos presidente e vice do TRE-RJ será no dia 15, na ABL
Cerimônia de posse da Diretoria da AMAERJ será em 5 de fevereiro