Para celebrar seus 70 anos, a Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro realizou uma solenidade nesta sexta-feira (23), no Teatro Riachuelo, Centro do Rio. A diretora-adjunta da AMAERJ, juíza Ana Beatriz Estrella, representou a Associação na cerimônia, que também contou com a presença do presidente do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ), desembargador Ricardo Cardozo.
O evento reuniu representantes dos três Poderes. Ao discursar, a defensora pública-geral, Patrícia Cardoso, ressaltou a atuação institucional do órgão. “Os obstáculos, ao invés de nos paralisar, propiciaram uma maior união da categoria. A Defensoria se tornou indispensável no acesso à Justiça, a maior conquista do órgão”, afirmou, destacando que quase 3 milhões de pessoas foram atendidas pela Defensoria em 2023.
O desembargador Ricardo Cardozo parabenizou a instituição e relembrou que iniciou a carreira como defensor público, aos 25 anos, e que o trabalho foi crucial para sua história profissional. “Se hoje sou um juiz sensível, devo isso à Defensoria Pública. Ela foi meu primeiro degrau e a carrego pela vida toda”, disse em discurso.
A 2ª vice-presidente da Assembleia Legislativa (Alerj), deputada estadual Tia Ju, ressaltou a importância da Defensoria. “É o aniversário de um pilar da defesa dos direitos daqueles que mais necessitam do acesso à Justiça, marcada pela dedicação e compromisso com a Justiça Social.”
Leia também: Presidente da AMAERJ e magistrados do Rio prestigiam posse dos novos presidente e vice do STJ
Magistrados removidos tomarão posse na próxima segunda-feira (26)
Juízes do Rio estarão em seminário internacional sobre Pacto pela Primeira Infância