Nos últimos dias 10, 11 e 12, a Amaerj realizou as primeiras visitas do Juristur em 2014. A abertura oficial contou com a presença do presidente da Amaerj, Rossidélio Lopes; do juiz Joel Pereira, coordenador do projeto; do desembargador Siro Darlan, da 7ª Câmara Criminal; do vice-prefeito do Rio de Janeiro, Adilson Pires; e da assessora da subsecretária Municipal de Educação, Solange Lousada Cardoso. A Associação recebeu os estudantes da Escola Municipal Dunshee de Abranches, da Ilha do Governador, e da Universidade Federal Fluminense (UFF), de Niterói.
Juiz Joel Pereira, juiz Rossidélio Lopes e vice-prefeito Adilson Pires
No Juristur Universitário, 23 alunos do 1º período da UFF conheceram as histórias e as instalações do antigo Palácio da Justiça, guiados pelo historiador Gilmar de Almeida Sá, do Museu da Justiça. O grupo ainda acompanhou uma sessão do Órgão Especial, visitou o Tribunal Pleno, a 7ª Câmara Criminal e o Tribunal do Júri.
Universitários da UFF durante visita ao Tribunal Pleno do TJ-RJ
Os 30 estudantes do 9º ano da Escola Municipal Dunshee de Abranches também conheceram o antigo Palácio da Justiça, realizaram um júri simulado no 1º Tribunal do Júri, e visitaram a 7ª Câmara Criminal e o Tribunal Pleno. A visita terminou com um lanche.
Coordenador do Juristur explica o funcionamento da Justiça fluminense aos alunos
Os estudantes puderam conversar com magistrados, que apresentaram o Poder Judiciário e aconselharam os alunos sobre o presente e as perspectivas para o futuro. Todos foram presenteados com publicações da Amaerj, dentre elas a Revista Fórum e as Cartilhas da Justiça. Durante o percurso, os estudantes foram conduzidos pela secretária do Juristur, Priscilla Mantuano.
Estudantes conheceram o 1º Tribunal do Júri e realizaram um júri simulado
Fonte: Assessoria de Imprensa da Amaerj