A AMAERJ e a Mútua dos Magistrados lançaram, nesta terça-feira (7), o projeto “Velhos são os outros”. A iniciativa visa melhorar a qualidade de vida dos magistrados aposentados e pensionistas a partir de 60 anos. Diretora-adjunta da AMAERJ, a juíza Rita Vergette representou a Associação no evento.
“A iniciativa vem em muito boa hora, pois o envelhecimento é uma constante na vida de todos nós. A Magistratura se mistura com nossa personalidade, e nos identificamos muito com esses espaços, então não custa ser um ambiente acolhedor para desenvolver interesses comuns e contribuir para uma vida social positiva, o que é tão importante para a saúde”, destacou a juíza Rita Vergette.
A fim de incentivar o convívio social, o projeto consiste na promoção de encontros quinzenais, às terças-feiras, das 14h30 às 16h30, para debater temas contemporâneos e de interesse dos associados.
Idealizadora do projeto, a desembargadora Andréa Pachá explicou aos presentes sobre como serão os encontros. A magistrada falou sobre o estudo que atesta que parte do número de adoecimentos na terceira idade decorre do isolamento social e da falta de convivência adequada com amigos.
“As pessoas acabam se isolando, não tem disponibilidade de tempo para se encontrar e, especialmente nesse ambiente que a gente convive, que a vida social é muito próxima do trabalho, os vínculos acabam se esgarçando”, disse a desembargadora.
O desembargador Miguel Pachá, presidente do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ) no biênio 2003/2004, parabenizou a AMAERJ e a Mútua pela iniciativa. “Esse espaço é muito importante para que a gente venha confraternizar, se lembrar da amizade que formamos aqui no Tribunal”, afirmou.
Estiveram no evento as desembargadoras Katya Monnerat, presidente do Conselho Deliberativo e Fiscal da AMAERJ, e Denise Vaccari e o juiz Paulo Feijó, diretor de Assistência e Previdência da Associação.
Já estão marcadas conversas com a médica Margareth Dalcolmo, que falará sobre envelhecimento e autonomia, na próxima terça-feira (14), e com a escritora Bianca Ramoneda, que apresentará um trabalho realizado por ela sobre a poesia de Manoel de Barros, em 28 de maio.
As reuniões serão realizadas no Salão dos Magistrados, na entrada da Biblioteca, no térreo da Lâmina 3 do Fórum Central.
Leia também: Dia das Mães terá almoço especial na Sede Campestre da AMAERJ
Encontro do CNJ tratará da implementação do Termo de Ajustamento de Conduta
Congresso de Direito Penal e Processual Penal em Madri tem inscrições abertas