A presidente da AMAERJ, juíza Eunice Haddad, acompanhou nesta quinta-feira (14) mais uma visita da administração do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro ao interior do Estado. Os desembargadores Ricardo Cardozo, presidente do TJ, e Marcus Basílio, corregedor-geral da Justiça, conversaram com cerca de dez juízes do 10º Núcleo Regional (NUR), no Fórum de Itaperuna (Noroeste Fluminense).
Na reunião, foi anunciado que o concurso de residente jurídico será regionalizado, a fim de garantir que as comarcas tenham residentes locais. Cada magistrado do Estado contará com um residente jurídico, resultado de anteprojeto proposto pela AMAERJ. O edital de concurso será publicado em breve.
Também foram tratados no encontro temas como aperfeiçoamento da prestação jurisdicional, força de trabalho, Processo Judicial eletrônico (PJe), balcão virtual, Banco Nacional de Mandados de Prisão (BNMP), apresentação de presos, infraestrutura, informática, inteligência artificial, Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (CEJUSC), laboratório de inovação e governança.
A juíza Eunice Haddad destacou a importância da reunião. “Para a AMAERJ, esses encontros da administração com os juízes em cada NUR são muito confortantes. É pelo diálogo que conseguimos avançar e solucionar os problemas.”
O presidente do TJ-RJ ressaltou que o 1° grau é o retrato do Judiciário.
“Se vocês tiverem bons instrumentos, isso vai impactar positivamente em todo o Tribunal. As nossas visitas aos NURs têm sido muito boas. O objetivo dessa reunião é trocar ideias, saber o que está acontecendo e o que nós da administração podemos auxiliar. Queremos ouvir as carências e problemas da região, o que estão precisando. A administração atual está aqui para compartilhar com vocês porque estamos no mesmo barco”, disse o desembargador Ricardo Cardozo.
O desembargador Marcus Basílio falou sobre o 10° NUR e o papel da Corregedoria.
“Recebo várias comitivas da OAB que apresentam reclamações e essa região é muito bem falada. Os advogados elogiam essa região. Parabenizo vocês por isso. O perfil da Corregedoria é de orientar, capacitar, fiscalizar, corrigir e, por último, tem a punição. Sempre que houver cobrança de cumprimento de metas recebam como uma ajuda. Quero que a Justiça funcione e precisamos trabalhar juntos para solucionar os problemas.”
Participaram do encontro os juízes Alberto Republicano, Fernanda Xavier de Brito, Ana Paula Barros e Renata Guarino, auxiliares da presidência do TJ; Marcello Rubioli, auxiliar da Corregedoria; Leidejane Chieza, diretora do 10º NUR; Maurício Garcia, diretor do Fórum; e Rodrigo Rocha de Jesus, presidente da 10ª Regional da AMAERJ (Itaperuna); e secretários da presidência do TJ.
Os magistrados do Noroeste Fluminense apresentaram dificuldades de trabalho, dúvidas e sugestões. Os juízes auxiliares e os secretários falaram sobre suas áreas de atuação.
O 10º NUR abrange Itaperuna, Bom Jesus de Itabapoana, Italva/Cardoso Moreira, Itaocara, Laje do Muriaé, Miracema, Natividade, Porciúncula e Santo Antônio de Pádua.