A presidente da AMAERJ, Renata Gil, se reuniu com juízes das Varas de Fazenda Pública do TJ-RJ, nesta sexta-feira (18), para discutir o atual momento financeiro do Estado. Os magistrados apresentaram argumentos técnicos e propostas de ações para o enfrentamento da crise e a atuação em defesa do Judiciário.
Participaram da reunião os juízes Afonso Henrique Barbosa, Fernanda Rosado, Maria Paula Galhardo, Paulo Roberto Corrêa, Renata Casanova Castro e Renato Sertã, e o promotor Luciano Mattos, presidente da AMPERJ (Associação do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro).
A AMAERJ também já havia colhido sugestões de juízes das Varas Cíveis para definir estratégias de atuação. Na quarta-feira (16), a associação pediu ao procurador-geral de Justiça do Rio de Janeiro, Marfan Martins Vieira, a apuração de eventual ato de improbidade administrativa praticada pelo Governo do Estado. No procedimento instaurado pelo Ministério Público, a associação solicita a investigação da “reiterada falta do repasse do duodécimo constitucionalmente previsto”.