O presidente da Amaerj, juiz Rossidélio Lopes, se reuniu com o presidente do Detran – RJ, Fernando Avelino, nesta quinta-feira (27), para tratar da parceria no projeto “Resgate da Cidadania”. A iniciativa idealizada pela juíza Raquel Chrispino, coordenadora da Secretaria de Apoio à Comissão de Erradicação do Sub-Registro Civil de Nascimento do TJ-RJ, tem como objetivo aumentar o acesso da população à documentação básica no estado do Rio. Através de parcerias com instituições públicas e privadas, a Associação pretende contribuir, em conjunto com outros magistrados, para a redução do índice de sub-registros.
Na ocasião, ficou decidido que a parceria entre as instituições oferecerá identidade permanente aos acolhidos em abrigos e asilos do Estado e do Município, tendo como referência o projeto a ser implantado de forma experimental no abrigo Stella Maris.
De acordo com dados divulgados pelo IBGE, em 2010, mais de 600 mil crianças à época não possuíam registro. Durante os cinco anos de realização do projeto, mais de dez mil pessoas já foram atendidas. A iniciativa, que rendeu à juíza Raquel Chrispino a premiação no Fórum Mundial de Direitos Humanos da Presidência da República, surgiu depois que magistrados encontraram dificuldades para julgar processos de registros tardios.
Fonte: Assessoria de Imprensa da Amaerj