Cerca de 4 mil pessoas participaram da 12ª edição da Caminhada pela Conscientização do Autismo, na manhã deste domingo (27), na orla do Leblon, Zona Sul do Rio de Janeiro. As desembargadoras Katya Monnerat e Maria Paula Galhardo participaram do ato, que contou com o apoio da AMAERJ. O evento teve como objetivo promover a conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), reforçando a importância da inclusão e do respeito às pessoas neurodivergentes.
A desembargadora Katya Monnerat, defensora da causa e presidente do Conselho Deliberativo e Fiscal da AMAERJ, discursou durante a caminhada. A magistrada destacou a importância da inclusão de pessoas do espectro autista no mercado de trabalho, além do papel do Judiciário na promoção da inclusão.
“A AMAERJ apoiar é muito importante, principalmente porque nós, juízes, somos um grupo muito grande e precisamos apoiar a causa do autismo e de todos os neurodivergentes. A conscientização, que é o tema da caminhada de hoje, vai trazer a solidariedade e a inclusão. É o que todos queremos”, afirmou a desembargadora.
Em uma tenda, a AMAERJ distribuiu água gelada aos participantes do evento, organizado pelo Grupo Mundo Azul. A desembargadora Maria Paula Galhardo ressaltou que sua participação foi motivada pelo sentimento de solidariedade. “Acredito muito no ser humano e na capacidade de sentir amor. Isso é o importante”, disse a magistrada.
Estiveram presentes a 2ª vice-presidente da Assembleia Legislativa (Alerj), deputada Tia Ju (Republicanos); o deputado federal Sargento Portugal (Podemos); o deputado estadual Pedro Brazão (União); a promotora de Justiça Karina Tavares; os vereadores do Rio Tânia Bastos (Republicanos) e Paulo Messina (PL) e o vereador Helinho do Sindicato (Agir), de Angra dos Reis; e o cofundador do Grupo Mundo Azul Luciano Aragão.
A caminhada contou com a participação de instituições como o Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ), Águas do Rio, Universidade Castelo Branco, EMS, PoupaTempo RJ, Instituto Vivarte, Amigos em Terapia, Instituto Pata Real e o Centro de Educação Ambiental, que distribuiu mudas de pingo de ouro e brindes aos presentes.
A Secretaria Municipal de Saúde também esteve no evento oferecendo vacinação contra gripe e sarampo. Uma ação especial de adoção de cães trouxe ainda mais emoção ao dia e cativou as famílias que estavam presentes.
Os Fuzileiros Navais da Marinha do Brasil fizeram uma apresentação musical para abrir a caminhada. Os participantes carregaram bandeiras e balões azuis representando a causa.
Celebrado mundialmente em 2 de abril, o Dia de Conscientização sobre o Autismo busca ampliar o entendimento sobre o TEA, que atinge cerca de 70 milhões de pessoas no mundo, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). No Brasil, aproximadamente 2 milhões convivem com o transtorno, que afeta a comunicação, a interação social e o comportamento.
Leia também: Enunciados apresentados por magistradas do Rio são aprovados em jornada do CNJ
Inscrições no 14º Prêmio AMAERJ Patrícia Acioli de Direitos Humanos terminam em maio
VIJI de Duque de Caxias oferece lanche da Páscoa para crianças e adolescentes