AMAERJ | 02 de julho de 2020 17:31

AMAERJ define lista tríplice do Hors Concours do Prêmio

Jaqueline Góes, Luiz Fux e Paulo Niemeyer Filho | Fotos: Roseli Andrion; STF e Marcelo Carnaval/Agência O Globo

A Diretoria Executiva e a Diretoria Adjunta da Associação dos Magistrados do Estado do Rio de Janeiro escolheram, com base em indicações dos magistrados associados, os integrantes da lista tríplice de onde sairá o vencedor do Hors Concours do 9º Prêmio AMAERJ Patrícia Acioli de Direitos Humanos.

Os escolhidos pelos dirigentes da AMAERJ são a biomédica Jaqueline Góes de Jesus, uma das cientistas responsáveis pelo estudo que levou ao sequenciamento genético do novo coronavírus; o ministro Luiz Fux, presidente eleito do Supremo Tribunal Federal (STF); e o neurocirurgião Paulo Niemeyer Filho, fundador do Instituto Estadual do Cérebro.

Por resolução da Diretoria Executiva da AMAERJ, o Hors Concours deste ano será destinado a uma personalidade de destaque em ações fundamentais contra a expansão da pandemia. A partir dos nomes apresentados pelos associados, os dirigentes da Associação decidiram, em reunião virtual, indicar para a lista os nomes mais votados pela classe.

De acordo com o artigo 18 do regulamento do 9º Prêmio AMAERJ Patrícia Acioli de Direitos Humanos, a escolha do laureado pelo Hors Concours se dará por meio de votação até o dia 10 de agosto. Para votar, o associado deve enviar o nome de seu preferido pelo e-mail contato@amaerj.org.br. As informações sobre os concorrentes e o modo de escolha estão no site www.amaerj.org.br/premio.

Finalistas

Jaqueline Góes de Jesus é biomédica, mestre em Biotecnologia em Saúde e Medicina Investigativa e doutora em Patologia Humana e Experimental. Como chefe de equipe de pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP), ela desenvolveu estudos que resultaram no sequenciamento genético da Covid-19.

Consagrado neurocirurgião, Paulo Niemeyer Filho, a partir do agravamento da pandemia, destinou os 44 leitos do Instituto Estadual do Cérebro (IEC), fundado por ele há seis anos, ao tratamento exclusivo de vítimas do coronavírus.

O ministro Luiz Fux, atual vice-presidente do STF, assumirá a presidência da Corte em 10 de setembro. Estudioso da forma como as cortes judiciárias se comportam em episódios de calamidade, ele defende que seja firmada o que já chamou de “jurisprudência de crise”, referindo-se à pandemia.

Leia também: Quarta fase da campanha solidária terminará no dia 15 de julho
AMAERJ Patrícia Acioli muda data de publicação de reportagens
TJ produz 18 milhões de atos processuais durante a pandemia