Juízes, promotores e procuradores de justiça vão promover uma mobilização, em 9 de julho, entre 8h e 12h, para mostrar a necessidade de proteção ao meio ambiente. Criada pela AMAERJ, a “1ª Remada Limpa” será na Praia de São Francisco, em Niterói. O evento terá coleta de lixo com canoas havaianas, gincanas e palestras sobre a preservação da Baía de Guanabara.
A ação de conscientização ambiental tem como parceiros a AMPERJ (Associação do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro), o Instituto Ecológico Aqualung e o vice-campeão mundial de canoa havaiana Dave Macknight. Alunos das redes pública e privada de ensino também vão participar do evento.
I Remada Limpa
Serão duas baterias de remadas (cinco quilômetros cada), em águas abrigadas, com cinco canoas havaianas do tipo OC6, com o objetivo de desembarcar na Praia do Morcego. Por uma hora, será feita a limpeza da praia, com o recolhimento de lixo inorgânico. A equipe com a maior quantidade de lixo recolhido será premiada.
A gincana na areia da Praia de São Francisco terá duplas de crianças (um estudante da rede estadual e um estudante da rede pública) e adultos. As três primeiras duplas serão premiadas com o Tatuí do Instituto Aqualung.
Durante todo o evento haverá palestras do Instituto Ecológico Aqualung, idealizador e organizador do evento “Limpeza na Praia – A onda é preservar”, com convidados especialistas em preservação do meio ambiente e atletas de canoa havaina.
Em caso de condições climáticas adversas, o evento poderá ser adiado para 16 de julho.