O Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ) inaugurou, nesta segunda-feira (11), dois espaços de inovação: a Sala Íris e o IdeaRio. A juíza Marcia Succi, 1ª tesoureira da AMAERJ, representou a Associação no evento, no Fórum Central.
Ao discursar, o presidente da Corte, desembargador Ricardo Rodrigues Cardozo, destacou a importância dos novos espaços, que ficam no 10º andar da Lâmina 2.
“Essa cerimônia retrata uma mudança no foco do Tribunal. Um caminhar que deixa para trás tudo o que é analógico, para que a gente pense neste novo mundo que se apresenta. Queremos inovar, sempre com projetos novos”, afirmou o presidente.
A Sala Íris foi equipada com telas de projeção e uma equipe especializada na coleta de dados estatísticos e operação de sistemas tecnológicos. Segundo o TJ-RJ, o principal objetivo é permitir o acompanhamento em tempo real do desempenho da prestação jurisdicional no Estado e demais atividades administrativas, a fim de facilitar o acesso a informações cruciais para a gestão.
O IdeaRio é um laboratório de inovação que visa implementar práticas inovadoras para aprimorar a prestação jurisdicional, otimizar processos e promover uma Justiça mais ágil e acessível. O espaço reúne magistrados, servidores, acadêmicos e cidadãos em busca de soluções eficientes.
De acordo com o TJ, o IdeaRio produziu materiais para facilitar o entendimento da linguagem jurídica pelo cidadão. Projetos futuros, como o Gerador de Visual Law, visam simplificar ainda mais a compreensão de documentos jurídicos, tornando o acesso à Justiça mais democrático e transparente.
Leia também: Órgão Especial promoverá juiz a desembargador em 25 de março
Magistrados debatem temas da Infância e Juventude no encontro do FOEJI-RJ
Evento sobre igualdade de gênero reúne magistrados no plenário do TJ-RJ