O presidente do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ), desembargador Ricardo Rodrigues Cardozo, conversou com cerca de 50 juízes do 4° Núcleo Regional (NUR), nesta sexta-feira (26). A presidente da AMAERJ, juíza Eunice Haddad, esteve na reunião, no Fórum de Duque de Caxias (Baixada Fluminense).
Foram tratados temas como aperfeiçoamento da prestação jurisdicional, trabalho presencial, balcão virtual, força de trabalho, Processo Judicial eletrônico (PJe), remoção, Banco Nacional de Mandados de Prisão (BNMP), digitalização, Grupo de Sentença, acumulação e governança.
O desembargador Ricardo Cardozo destacou que a administração busca se aproximar dos juízes.
“Estamos visitando todos os NURs. Em até dois meses espero visitar todos os magistrados do Estado. É uma alegria estar aqui com vocês. O objetivo dessa reunião é nos aproximarmos, conversar de forma franca, ouvi-los e atender o que for possível. Esta é uma administração que visa dialogar. Estamos no mesmo barco, somos um time. Todos têm que trabalhar em uma mesma direção para encontrar soluções”, disse.
O presidente do TJ-RJ fez recomendações aos juízes e informou que fará uma “grande remoção” até o fim deste ano. O desembargador ressaltou que a AMAERJ tem razão no pedido de alteração da Resolução TJ/OE nº 26/2021, que estabelece procedimentos para a publicação de edital de promoção e remoção de magistrados. A Associação apresentou o requerimento ao Tribunal neste mês.
A juíza Eunice Haddad agradeceu a presença do presidente do Tribunal. “Esse contato próximo, em cada NUR, é muito importante. É pelo diálogo que construímos as pontes para alcançarmos as melhores soluções”, afirmou a presidente da AMAERJ.
Além de Duque de Caxias, o 4° NUR abrange os municípios de Belford Roxo, Japeri, Nilópolis, Nova Iguaçu, Mesquita, Queimados e São João de Meriti.
Participaram do encontro o desembargador Luiz Márcio Pereira, coordenador da Movimentação de Magistrados; e os juízes Fernanda Xavier de Brito e Alberto Republicano, auxiliares da presidência do TJ; Gustavo Henrique Nascimento Silva, 2° vice-presidente da AMAERJ e diretor do 4° NUR em exercício; Maxwel Rodrigues, diretor do Fórum de Duque de Caxias; e Octávio Chagas, presidente da AMAERJ-Nova Iguaçu.
O desembargador Luiz Márcio Pereira e os juízes auxiliares da presidência falaram sobre suas áreas de atuação.
Leia também: 12º Prêmio AMAERJ Patrícia Acioli abrirá inscrições no dia 31
Bistrô-Restaurante Senac é inaugurado na sede da Escola da Magistratura
Turma Recursal Simulada reúne juízes do TJ-RJ e estudantes de Três Rios