Em nova visita aos Núcleos Regionais (NURs), o presidente do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ), desembargador Ricardo Rodrigues Cardozo, conversou com cerca de 25 juízes do 7° NUR, nesta quinta-feira (31). A juíza Eunice Haddad, presidente da AMAERJ, e o desembargador aposentado Fernando Cabral, ex-presidente da Associação (1998/1999), participaram da reunião realizada no Fórum de Teresópolis (Região Serrana).
Foram tratados temas como aperfeiçoamento da prestação jurisdicional, Processo Judicial eletrônico (PJe), problemas na apresentação de presos, Banco Nacional de Mandados de Prisão (BNMP), desmembramento do Juizado de Violência Doméstica, força de trabalho, infraestrutura, informática, Grupo de Sentença, acumulação, movimentação e relatórios estatísticos.
Em relação à força de trabalho, foi anunciado que cada magistrado do Estado contará, em breve, com um residente jurídico, resultado de anteprojeto proposto pela AMAERJ. O Tribunal terá, ainda, pelo menos mais 200 servidores.
Sobre a informática, foi reafirmado que o TJ renovará todos os computadores. A previsão é que sejam entregues cerca de 22 mil novos desktops até o fim da gestão. Haverá também a mudança das redes de internet em todo o Estado.
A juíza Eunice Haddad destacou o trabalho de interlocução da AMAERJ e o contato direto com a administração do Tribunal.
“Agradeço o presidente por mais essa oportunidade de conversar com os colegas nessas visitas. Escuta traz crescimento, mas para isso quem está escutando tem que estar aberto e, nesta administração, temos essa escuta recíproca. É por meio do diálogo que construímos soluções”, afirmou a presidente da Associação.
O desembargador Ricardo Cardozo ressaltou a importância do diálogo com os magistrados de 1º grau.
“O Poder Judiciário é um conjunto: desembargadores, juízes e servidores. Tenho um carinho muito grande pelo 1° grau. Essa reunião tem o propósito de ouvir os juízes. Vamos completar sete meses de administração e realizamos as visitas aos NURs para saber os problemas e o que aflige vocês, a fim de que possamos tomar providências para resolver. Esta é uma administração aberta”, afirmou o presidente do TJ.
Participaram do encontro a desembargadora Maria Isabel Paes Gonçalves, presidente da Comissão de Políticas Institucionais para Eficiência Operacional e Qualidade dos Serviços Judiciais do TJ (COMAQ); os juízes Alberto Republicano, Fernanda Xavier de Brito, Ana Paula Barros e Renata Guarino, auxiliares da presidência do TJ; Rafael Rodrigues Carneiro, diretor do 7º NUR; Marcio Olmo Cardoso, diretor do Fórum; e Marcela Assad, presidente da Regional da AMAERJ em Teresópolis; e secretários da presidência do TJ.
Os magistrados da Região Serrana apresentaram dificuldades de trabalho, dúvidas e sugestões. A presidente da COMAQ, os juízes auxiliares da presidência e os secretários falaram sobre suas áreas de atuação.
O 7º NUR abrange Teresópolis, São José do Vale do Rio Preto, Sapucaia, Sumidouro, Guapimirim e Magé.