Judiciário na Mídia Hoje | 29 de abril de 2022 15:34

Alexandre de Moraes: ‘Rede social será considerada, na eleição de 2022, meio de comunicação’

Ministro Alexandre de Moraes | Foto: Nelson Jr./SCO/STF

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) e vice-presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Alexandre de Moraes, afirmou que, nas eleições deste ano, as redes sociais serão consideradas meios de comunicação pela Justiça – e não somente empresas de tecnologia. Nesse contexto, o ministro disse que as plataformas terão, assim, as mesmas responsabilidades de veículos de imprensa.

Leia também: Juízes eleitorais estão prontos para os desafios, afirma Eunice Haddad
Especialista em Reforma da Previdência falará com pensionistas na AMAERJ
Fórum da EMERJ fará abordagem de temas vinculados ao Direito de Família

O ministro, que em 16 de agosto deste ano assume a presidência do TSE, discursou por aproximadamente 20 minutos no seminário que trata do processo eleitoral de 2022. Durante a fala, Moraes fez uma defesa enfática da Justiça Eleitoral, prometendo ainda que as milícias digitais serão combatidas no pleito deste ano.

“Além de todos os desafios, que não são poucos, num país continental, numa das maiores democracias do mundo. É uma infraestrutura gigantesca. (…), além de todos os grandes desafios historicamente existentes, hoje temos o maior desafio: o combate à desinformação, às milícias digitais, e o ignóbil desafio contra a própria Justiça Eleitoral”, disse durante palestra no Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ).

Ele participa, por videoconferência, do seminário “Desafios e inovações da Justiça Eleitoral para as eleições de 2022”.

Um dos primeiros temas abordados por Alexandre de Moraes durante a palestra foi sobre a confiança no sistema eleitoral. O ministro afirmou que será contra qualquer discurso que coloque em dúvida a segurança das urnas eletrônicas.

“Todos devem se sentir absolutamente indignados com esse discurso fraudulento, criminoso de tentar desqualificar uma das grandes conquistas que é o da lisura nas eleições, que é a urna eletrônica. É a única grande democracia do mundo que em poucas horas dá um resultado eleitoral transparente, certeiro. Nunca nesses anos todos houve nenhuma comprovação”, disse.

Promovido pelo TRE-RJ, o evento ocorreu na sede do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJ-RJ), nesta sexta-feira (29).