Notícias | 16 de fevereiro de 2018 12:30

Juiz Alexandre Abrahão mantém preso suspeito de atirar em PMs

* G1

O juiz Alexandre Abrahão, do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, decidiu em uma audiência de custódia, nesta quinta-feira (15), manter preso Jeovane Lima Santos, acusado de atirar contra dois policiais militares no domingo de Carnaval (11). Os PMs foram feridos no ataque.

Um deles levou um tiro de raspão no rosto, foi atendido no Hospital Miguel Couto e liberado. O outro, atingido na perna, foi internado. Segundo o comando do 23º Batalhão da PM (Leblon), o quadro de saúde é estável ele está fora de perigo.

Leia também: Governo decide fazer intervenção na Segurança Pública do Rio
Plantão Judiciário registra 720 atendimentos no Carnaval
Varas cíveis e da família retornam para o Fórum Central nesta segunda, 19

Para manter a prisão de Jeovane, o magistrado entende que fatos como este foram motivos de abalos à sociedade durante a folia.

“Há de se entender que ações como estas causaram, no último carnaval, sensível abalo emocional na sociedade de bem, tal como evidenciado pelas inúmeras reportagens na imprensa nacional e estrangeira. Eis as razões pelas quais, em meu sentir, caracterizada está a lesão à garantia da ordem pública”, explicou o magistrado em sua decisão.

O Ministério Público defendeu a manutenção da prisão enquanto a Defensoria Pública pediu a liberdade do rapaz e a aplicação de medidas cautelares.

“Verifiquei que a conduta imputada ao custodiado (Jeovane) foi praticada com o emprego de arma de fogo, concurso de agentes e grave ameaça e elevada quantidade de disparos em via pública movimentada”, informou o magistrado em sua decisão lembrando que para fugir do cerco policial, Jeovane realizou disparos em rajadas.

“O custodiado, objetivando manter-se impune efetuou, em forma de rajada, diversos disparos de arma de fogo contra policiais militares e transeuntes durante sua fuga. Tal se deu após reconhecimento efetivo por parte das vítimas e início de uma abordagem, destacando-se que o atuar feriu os dois agentes da lei, um na perna e o outro no rosto”.

Fonte: G1