Emocionada, a titular da 1ª Vara Cível de Araruama (Região dos Lagos), juíza Alessandra de Souza Araújo, recebeu a Medalha Tiradentes, nesta quinta-feira (19), no Plenário Barbosa Lima Sobrinho da Alerj (Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro). A homenagem é a maior honraria do Legislativo fluminense.
“Acredito que receber essa homenagem é o cumprimento da Constituição Federal, que versa sobre os poderes independentes e harmônicos entre si. Então, quando a Casa do Povo, o Parlamento homenageia um juiz de Direito de carreira, é uma prova de que temos que acreditar nas instituições, que têm que ser fortes porque é através delas que emana o poder do povo”, afirmou a magistrada que discursou no púlpito da Alerj.
Leia também: Relator elimina a ‘farra dos embargos’ no Novo CPP
STJ julga se devedor de pensão à ex, num casal sem filhos, também deve ser preso
Livro em homenagem a Humberto Dalla está em pré-venda
A Medalha Tiradentes é entregue a pessoas que prestaram relevantes serviços à população do Estado. A deputada Marcia Jeovani (DEM) destacou o trabalho da juíza na busca do bem-estar da população de Araruama. “É um trabalho que tem reflexo em todo o nosso estado”, disse a parlamentar.
Alessandra de Souza Araújo é formada em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e pós-graduada em Direito Administrativo e Administração Pública. Desde 2014, é professora da Universidade Cândido Mendes (campus Araruama) onde leciona Direito Administrativo I e II e Processo Administrativo. Também é professora de inglês.
A juíza também foi defensora pública, delegada da Polícia Civil e técnica do Judiciário Juramentado do TJ-RJ. Como juíza, atuou nas áreas cível, fazendária, empresarial e de registros públicos. Ele disse que estava satisfeita em representar o Poder Judiciário no Legislativo.
“Me sinto prestigiando a isenção a imparcialidade do Judiciário e que motivou que eu recebesse essa homenagem do Legislativo. São as instituições laborando em prol da população e os poderes institucionais têm que conversar entre si, se reunir e debater para atuar em favor da sociedade”, avaliou Alessandra.
Durante a cerimônia, além da Medalha Tiradentes concedida à juíza Alessandra Araújo, também foram entregues três Moção de Aplausos. Receberam o biólogo Marcelo Pereira da Costa pela defesa da fauna fluminense; o capitão Sandro Garcia da Silva, do 25º Batalhão da Polícia Militar (Araruama) pela redução dos índices de criminalidade na cidade; e o supervisor de Projetos da Casa Ronald McDonald’s, Carlos Neves, pelo trabalho realizado com crianças com câncer e suas famílias.