Legislativo | 23 de setembro de 2019 18:20

Alcolumbre convoca sessão para analisar vetos à Lei do Abuso

Davi Alcolumbre | Foto: Marcos Brandão/Senado Federal

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), convocou para esta terça-feira (24), às 15h, a sessão do Congresso Nacional que analisará os vetos do presidente Jair Bolsonaro à Lei do Abuso de Autoridade (13.869/2019). As associações de magistrados trabalham pela manutenção dos vetos. Para a rejeição de um veto, é necessária a maioria absoluta dos votos de deputados (257) e senadores (41).

Após intenso trabalho associativo, Bolsonaro sancionou a Lei do Abuso com 19 vetos, no último dia 5. Dos 13 pedidos de veto feitos pela AMB (Associação dos Magistrados Brasileiros), sete foram acolhidos, entre eles o artigo 43, que previa a criminalização da violação das prerrogativas dos advogados.

Leia também: Magistrados trabalham para manter os vetos da Lei do Abuso
Diretoria da AMAERJ define estratégias de atuação em defesa de magistrados
Vara da Infância de Duque de Caxias atualiza cartilha com regras de viagens

Os vetos pedidos pela AMB atingiam diretamente a atividade dos magistrados, comprometendo seriamente a independência judicial. As associações realizam trabalho de interlocução no Legislativo para que os vetos sejam mantidos.

Na última semana, a Frentas (Frente Associativa da Magistratura e do Ministério Público) solicitou, formalmente, aos parlamentares a manutenção dos vetos. Para as associações, caso os vetos sejam derrubados, a lei poderá interferir na autonomia e na independência de magistrados e membros do Ministério Público.