AMAERJ | 11 de maio de 2023 17:50

Advogado Fernando Cabral Filho toma posse no colegiado do TRE-RJ

Desembargador Ricardo Alberto Pereira, desembargador eleitoral Fernando Cabral Filho e o ex-presidente da AMAERJ, desembargador Fernando Cabral | Foto: Matheus Salomão

O Tribunal Regional Eleitoral do Estado do Rio de Janeiro (TRE-RJ) empossou nesta quinta-feira (11) o advogado Fernando Marques de Campos Cabral Filho como membro efetivo da Corte.

O desembargador Ricardo Alberto Pereira, diretor do Departamento Cultural da AMAERJ, representou a instituição e sua presidente, juíza Eunice Haddad. O prefeito do Rio, Eduardo Paes, esteve na cerimônia.

O representante da AMAERJ lembrou que o desembargador Fernando Marques Cabral, do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ), presidiu a Associação.

“Tenho certeza que o filho vai aprender muito nesta Casa, como eu aprendi. Mas vai ensinar muito nos seus votos. O bom julgador em tribuna eleitoral não é aquele que se limita ao tecnicismo das leis. É aquele que tem sensibilidade de julgar, de entender os fatos, de ouvir as pessoas. Sei que essas qualidades, com certeza, herdou de seus pais e as aprimorou”, disse Ricardo Alberto Pereira.

O novo integrante do colegiado do TRE-RJ também se referiu ao pai.

“Obrigado, meu pai, por ter me mostrado o inconfundível caminho do bem. Obrigado por pavimentar minha estrada, mas deixar que eu prossiga por ela, construindo minha própria história com suor e afinco”, sentenciou Cabral Filho.

O desembargador João Ziraldo Maia, presidente do TJ-RJ, afirmou em discurso que Fernando Cabral Filho “falou com o coração” ao se pronunciar na solenidade.

“E quem fala com o coração é claro, é amplo, é previsível, é límpido”, disse João Ziraldo Maia, para quem a função da Justiça Eleitoral é garantir “a manifestação livre” dos “eleitores, dos cidadãos a que ela é dirigida”.

Ao discursar em nome da Corte, o desembargador Henrique Figueira saudou o novo desembargador eleitoral.

“Será um período de muito aprendizado e de muito sucesso para o Tribunal”, previu o desembargador Figueira.

Fernando Cabral Filho teve como padrinhos na posse os desembargadores André Marques e Ricardo Couto, do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ).

Leia também: Desembargadores recebem a maior honraria do Legislativo fluminense
Webinário do CNJ discute a priorização do 1º grau pelo Judiciário
Desembargadora Inês Trindade Chaves de Melo lançará livro no Fórum Central