O Museu da Justiça do Estado do Rio de Janeiro vai receber, em 20 de setembro (quinta-feira), das 9h às 12h, o “Seminário de Gestão Judiciária”. O evento é promovido pela Academia Internacional de Jurisprudência e Direito Comparado (AIJDC). Depois das palestras, às 14h30, novos membros serão integrados à instituição. O único magistrado do Rio na nova turma de acadêmicos será o desembargador Nagib Slaibi Filho.
O juiz Marcelo Piragibe, membro da Academia e ex-presidente da ENM (Escola Nacional da Magistratura), explicou a importância do evento: “Essa é uma disciplina nova, fora das grades curriculares nas faculdades de Direito. A administração judiciária é muito importante para a vida prática dos magistrados”.
Leia também: 13ª Semana Nacional da Conciliação acontecerá em novembro
Humanista, Dias Toffoli será o líder do Poder Judiciário, afirma Renata Gil
Toffoli anuncia que STF atuará com ‘juízes e tribunais’
No mesmo dia, entre 9h e 12h, a Academia promoverá o seminário Gestão Judiciária. Entre os palestrantes estão os desembargadores Nagib Slaibi Filho (TJ-RJ), José Igreja Matos e Nuno Miguel Coelho (Justiça de Portugal); o juiz federal Antonio César Bochenek (PR) e o conselheiro José Mouraz Lopes, do Tribunal de Contas de Portugal.
Depois das palestras, às 12h, serão lançados os livros “Magistratura e Gestão Judiciária”, de Slaibi Filho, e “Manual Luso Brasileiro de Gestão Judicial”, escrito pelos três palestrantes portugueses. As inscrições gratuitas estão abertas no site da AJIDC. O Museu da Justiça fica na Rua Dom Manuel, 29, Centro, Rio de Janeiro.
Confira no cartaz abaixo a grade do evento e os nomes dos novos empossados na Academia Internacional de Jurisprudência e Direito Comparado.