AMAERJ | 03 de setembro de 2025 14:50

Ação social do TJ-RJ pelo Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência será nos dias 24 e 25

Pelo quarto ano consecutivo, o Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ) vai promover evento em homenagem ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência. Apoiada pela AMAERJ, a iniciativa prevê a realização de serviços e atendimentos gratuitos para pessoas com deficiência de qualquer idade nos dias 24 e 25 de setembro.

A ação social é coordenada pela desembargadora Regina Lucia Passos, presidente da Comissão Permanente de Acessibilidade e Inclusão (COMAI) do TJ-RJ, e reunirá tribunais, secretarias estaduais e municipais e outros órgãos para acompanhar os serviços oferecidos, entre eles:

• atendimento com juízes para a realização de casamento, divórcio, retificação de registro civil, registro tardio, guarda, tutela, interdição, mudança de nome social;
• cartão de gratuidade do JAÉ;
• cadastro de estagiários e vagas de emprego para pessoas com deficiência;
• serviços de beleza;
• audiometria, oftalmologia, assistência social.

O evento acontecerá no Palácio da Justiça (Rua Dom Manuel 37, Centro do Rio) e entorno. Haverá distribuição de senhas das 10h às 16h nos dias de atendimento.

Representada pela juíza Adriana Costa dos Santos (diretora de Acessibilidade e Inclusão), a AMAERJ participou de reunião de planejamento da ação social, em julho.

Também são apoiadores da iniciativa o Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF-2), o Tribunal Regional do Trabalho (TRT-RJ), o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RJ), o Ministério Público, a Defensoria Pública, a Escola da Magistratura do Estado (EMERJ), a Mútua dos Magistrados, o Instituto dos Magistrados do Brasil (IMB), entre outros órgãos e instituições.

Para sanar dúvidas, o Tribunal disponibilizou o endereço de e-mail deais.sepaa@tjrj.jus.br e o telefone (21) 3133-2055.

(Com informações do TJ-RJ)

Reunião de planejamento realizada em julho: Marcio Castro Aguiar (diretor do Departamento de Acessibilidade e Inclusão Social do TJ), juíza Adriana Costa dos Santos e desembargadoras Claudia Motta e Regina Lucia Passos

Leia também: Campanha ‘Doe um look’ tem novo prazo para receber doações
Presidente da AMAERJ e magistrados prestigiam lançamento do livro da desembargadora Helda Meireles
AMAERJ parabeniza magistrados pelos 33 anos do 14º Concurso