Estão abertas, até 18 de agosto, as inscrições para o IV Curso de Informação sobre Jornalismo e Direitos Humanos, a ser realizado entre setembro e novembro, em São Paulo. Promovido pela Organização Não-Governamental (ONG) Conectas em parceria com a empresa de comunicação popular Oboré e a Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), o curso é um dos módulos do Projeto Repórter do Futuro e dirigido a universitários de jornalismo e outras áreas do conhecimento de todo o Brasil.
Os 20 alunos selecionados participarão presencialmente de palestras e entrevistas coletivas com especialistas, sempre aos sábados, seguidas de produção de textos. O curso pretende aliar a prática reflexiva da cobertura jornalística com o conhecimento teórico de temas de direitos humanos. A coordenação pedagógica será do professor e jornalista André Deak.
O encontro de seleção será realizado às 9h de 26 de agosto (sábado), em local a definir.
Além de assistir à palestra introdutória sobre direitos humanos, os candidatos realizarão um teste escrito. A lista com os 20 estudantes selecionados será publicada em 4 de setembro.
Nesta quarta edição, os estudantes participarão de palestras e entrevistas sobre a realidade do sistema carcerário brasileiro, as possibilidades de reforma do atual modelo policial, o papel do Brasil na esfera internacional, violações provocadas por empresas e a busca pela regulação de armas no mundo.
A prova de seleção é gratuita. O curso custa R$ 937 (um salário mínimo). A Oboré concederá bolsa de 100% a todos os 20 selecionados mediante quatro compromissos: participar de todos os encontros, participar de ao menos um atendimento individual, produzir todas as matérias semanais na sequência de cada encontro e publicar ao menos uma das matérias em qualquer veículo de comunicação que possua um editor responsável.
A metodologia do projeto Repórter do Futuro é resultado de uma experiência de mais de 20 anos na realização de cursos de complementação universitária.