Para marcar o início da contagem regressiva de um ano para as eleições municipais de 2024, o Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) promoverá o seminário “Memória Popular: histórias e personagens inesquecíveis das eleições no Rio”. O encontro será na sexta-feira (6), às 10h, na Biblioteca Nacional, na Cinelândia (Centro do Rio).
Serão abordados temas como “Política nacional e eleições no Rio de Janeiro (1982-2018)”, “Direito ao voto: uma luta de raça, classe e gênero”, “Crônicas eleitorais: como a imprensa cobriu os grandes momentos e personagens das eleições no Rio de Janeiro” e “Ainda faz sentido o voto de protesto?”.
Participarão do debate o sociólogo Celso Rocha de Barros, colunista da Folha de S.Paulo; a historiadora Ana Flávia Magalhães Pinto, diretora-geral do Arquivo Nacional; jornalista Octávio Guedes, analista político da GloboNews; e o cientista político Ricardo Ismael, professor da Pontifícia Universidade do Rio de Janeiro (PUC-Rio).
Será apresentado um vídeo do humorista Hélio de la Peña sobre a campanha fictícia do Macaco Tião para a Prefeitura do Rio de Janeiro, em 1988, símbolo do voto de protesto.
O evento acontecerá no auditório Machado de Assis da Biblioteca Nacional (Rua México, s/n, Centro do Rio). O acesso é pelo Jardim de Burle Marx. Inscreva-se aqui até esta quarta-feira (4). As vagas são limitadas.
Leia também: Rose Marie Martins toma posse como desembargadora do Tribunal do Rio
Jurados definem os finalistas do 12º Prêmio AMAERJ Patrícia Acioli de Direitos Humanos
Juíza Eunice Haddad e aposentados tratam de questões remuneratórias e reforma do Estatuto