Notícias | 13 de junho de 2013 16:05

20 mil peregrinos da JMJ Rio 2013 ainda não têm hospedagem

Faltando um pouco mais de um mês para o início da Jornada Mundial da Juventude (JMJ Rio 2013), mais de 20 mil peregrinos ainda não tem lugar para ficar durante o evento. A Amaerj entra na reta final da campanha para incentivar que associados e serventuários recebam os jovens como hóspedes pelo período compreendido entre os dias 23 e 28 de julho.

JMJ_FOLDER_TORLONI

Os interessados também podem receber os voluntários, que chegarão uma semana antes do evento começar, em 15 de julho, e permanecerão até o final da Jornada. O perfil do peregrino que será acolhido pode ser definido previamente. O associado define quantas pessoas receberá, escolhe se prefere acolher homens ou mulheres, brasileiros ou estrangeiros (definindo o idioma), e também se deseja receber freiras e padres. Todos os jovens trazem colchão e saco de dormir, sendo assim, mesmo que o associado não disponibilize de camas extras pode ceder um espaço para o peregrino dormir, fazer a higiene pessoal e guardar os pertences.

Segurança

Os peregrinos são todos cadastrados e o Comitê Organizador Local (Col) possui um protocolo de identificação de cada pessoa, com informações sobre o local de origem (país, estado e cidade), a paróquia e o sacerdote responsável, além das informações pessoais. A organização do evento não disponibiliza o endereço das residências aos jovens. Eles só são informados sobre o local exato após chegarem na cidade e se apresentarem à organização do evento.

Quando eles chegam ao Rio de Janeiro são encaminhados ao Centro de Referência. Neste local eles recebem um kit, com um cartão de transporte e alimentação, o mapa das atividades e também preenchem uma ficha de identificação completa. O responsável pelo jovem o acompanha até a residência e faz a apresentação do jovem à família acolhedora. Sendo assim, não existe risco de uma pessoa não cadastrada e sem vínculo com a igreja ser acolhida por engano.

Rotina

O Col oferece todas as refeições ao peregrino, sendo assim, a família que hospeda não precisa se preocupar com a alimentação do hóspede. Todas as atividades da JMJ estão programadas entre 9h00 e 21h00. Os peregrinos deixam as residências às 8h00 e só retornam às 22h para dormir e fazer a higiene pessoal.

Como participar

Os magistrados e serventuários que tiverem interesse em participar e acolher peregrinos podem entrar em contato com a Amaerj e obter mais informações. O colaborador Marcos Aguiar está apto a responder todas as dúvidas através do telefone (21) 3861-1124, (21) 8440-4295 ou do e-mail marcosaguiar@amaerj.org.br.

 

Fonte: Assessoria de Imprensa da Amaerj