A Magistratura do Estado do Rio de Janeiro esteve representada no 18º Encontro Nacional do Poder Judiciário, realizado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) de segunda a terça-feira (2 a 3), em Campo Grande (Mato Grosso do Sul). A presidente da AMAERJ, juíza Eunice Haddad, e o presidente do TJ-RJ, desembargador Ricardo Rodrigues Cardozo, participaram do evento.
O encontro contou com a presença de autoridades do Judiciário, presidentes de 91 tribunais, magistrados e servidores. Estiveram presentes o presidente e o vice-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministros Luís Roberto Barroso e Edson Fachin; e o presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro Herman Benjamin.
O Encontro Nacional do Poder Judiciário é realizado anualmente com o objetivo de traçar metas nacionais para o Judiciário e premiar os Tribunais que se destacaram no cumprimento dessas diretrizes.
TJ-RJ e TRE-RJ premiados
Durante o encontro, o Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro e o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RJ) ganharam o selo Prata do Prêmio CNJ de Qualidade 2024, do CNJ, na categoria Tribunais de Grande Porte.
O presidente do TJ-RJ recebeu a premiação pelo Judiciário fluminense. “O prêmio é um reconhecimento ao esforço coletivo de magistrados, servidores e colaboradores que, diariamente, se dedicam a entregar uma Justiça mais célere, eficiente e acessível. Este prêmio reflete nosso compromisso com a modernização e com o aperfeiçoamento contínuo dos serviços judiciários, sempre priorizando o cidadão e a sociedade fluminense”, disse o desembargador Ricardo Rodrigues Cardozo.
O Prêmio CNJ de Qualidade tem como objetivo estimular e reconhecer o desenvolvimento de mecanismos de governança e gestão; contribuir para o aprimoramento da prestação jurisdicional; promover a transparência e a melhoria na prestação de informações; incentivar o aperfeiçoamento do sistema de estatística, a inovação, a tecnologia no Poder Judiciário; e fomentar o desenvolvimento de subsídios que auxiliem no planejamento estratégico e a formulação de metas nacionais.
Leia também: Presidente da AMAERJ e dirigentes associativos se reúnem com o presidente do STF
Tribunal seleciona juízes para integrar o Grupo de Sentença em 2025
Juízes dos Juizados Cíveis e Fazendários podem se inscrever no workshop do ASSIS