Notícias | 20 de abril de 2016 15:31

Estudantes de Direito da UFRJ atuam em julgamento simulado no Juristur

Cópia de IMG_6560

O sonho de todo estudante de Direito é estar em um tribunal e participar de um julgamento, como nos filmes americanos. Nesta terça-feira (19), 20 alunos do segundo período da Faculdade Nacional de Direito, da UFRJ, viveram essa sensação. Em uma iniciativa do programa “Juristur – Conhecendo o Judiciário”, a AMAERJ promoveu um julgamento simulado em uma Turma Recursal, no Tribunal de Justiça. 

A iniciativa foi criada pelos magistrados Simone Rolim e Paulo Jangutta, com o apoio de Priscilla Mantuano, da AMAERJ, para ampliar o acesso dos universitários à prática jurídica. Os estudantes fizeram sustentação oral e foram avaliados pelas juízes Simone Rolim, Paloma Pessanha e Márcia Pumar. 

A Turma Recursal Simulada, apesar de fictícia, teve o mesmo formato de uma sessão real de julgamento. Os estudantes receberam, com antecedência, apostilas com processos reais da área cível –sem os nomes verdadeiros das partes– e defenderam seus “clientes”, atuando como advogados de defesa ou acusação. Em seguida, os magistrados julgaram os casos, analisando a melhor postulação –retórica e persuasão– e a melhor fundamentação jurídica.

Para o juiz Paulo Jangutta, um dos coordenadores do Juristur e idealizador do simulado, é uma oportunidade única para os estudantes. “Quando era acadêmico, participei de um júri simulado, no Tribunal do Júri, com promotor, defensor e juiz e gostei muito. É um treinamento importante e proveitoso para os alunos. Fazemos isso porque eles são o futuro e queremos que se tornem bons profissionais do Direito.”

Para a juíza Simone Rolim, a prática acrescenta mais para a vivência dos universitários. “O objetivo do Juristur é apresentar o Judiciário para a sociedade, aqui representada pelos estudantes. Participar de um julgamento é uma das melhores maneiras de mostrar como funciona a Justiça. É bom ouvir e ver, mas participar traz uma outra ótica, mais completa.”

Apesar de ter ficado tensa, a estudante Cássia Azevedo, adorou o simulado. “Fiquei muito nervosa, algo natural porque foi meu primeiro contato. Foi uma experiência enriquecedora, pude ver quais seriam as falhas do processo e sei que, na próxima vez, poderei ser mais enfática na minha postulação.”

No TJ-RJ, a Turma Recursal julga os recursos provenientes dos Juizados Especiais, e é composta por 25 juízes, distribuídos em cinco turmas. As inscrições para o Juristur com a Turma Recursal Simulada devem ser feitas com Priscilla Mantuano pelo e-mail priscilla@amaerj.org.br.

Cópia de IMG_6533