Esporte | 17 de maio de 2022 11:43

Jogos Nacionais da Magistratura terão competidores em 14 esportes

Os 9ª Jogos Nacionais da Magistratura, que acontecerão de 11 a 14 de agosto, reunirá em Aracaju praticantes de 14 modalidades esportivas. entre magistrados e parentes. Promovido pela Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB),o evento busca a integração de colegas de diferentes Estados, além dos benefícios físicos e mentais que a pratica esportiva proporciona.

Leia também: Carta final do CBM 2022 expõe os anseios da Magistratura brasileira
‘Vamos garantir a democracia com eleições limpas’, diz vice do TSE
CNJ Memória do Poder Judiciário premia a Escola da Magistratura do Rio

Conheça as modalidades e as regras de disputa:

O atletismo terá as categorias masculina e feminina com participação de cônjuges, companheiros e parentes. Serão disputadas as provas de 100m rasos, 200m rasos, 800m rasos, 1.500m rasos e revezamento 4x100m rasos. Também acontecerá a prova de corrida rústica de 5km e 10km. Não há restrições quanto ao número de participantes por associação.

O basquete será disputado na categoria masculina apenas por magistrados. As partidas classificatórias terão quatro períodos de oito minutos. Na final, os períodos terão dez minutos. As equipes inscritas formarão grupos apontados por sorteio. Só duas equipes irão à fase eliminatória. Em caso de empate por pontos, o critério de desempate será o confronto direto. Os jogos do mata-mata serão definidos em sorteio.

A modalidade beach tênis reunirá duplas masculinas, femininas e mistas em categoria livre, sem limite de idade. Os parentes poderão participar. A competição terá fase de grupos e eliminatórias, com confrontos definidos por sorteio, e partidas para definir as duplas medalhistas de bronze, prata e ouro.

O futebol sênior será disputado na categoria masculina somente por magistrados. O sorteio dos grupos acontecerá em congresso técnico com a presença de diretores de esportes da AMB e de associações estaduais.

Só para magistrados, o futsal masculino terá duas categorias: livre, para qualquer idade, e master, a partir de 45 anos. A forma de disputa será definida pela Comissão Organizadora em congresso técnico, de acordo com a quantidade de times inscritos: ou a formação de grupos ou o estabelecimento de partidas eliminatórias definidas por sorteio. Os jogos terão dois tempos de 15 minutos, com intervalo de cinco minutos.

A natação é aberta à participação de parentes, cônjuges e companheiros nas categorias masculina e feminina. As provas disputadas serão 50m, nado livre; 50m, peito clássico; 50m, nado de costas; 50m, borboleta; 100m nado livre; e revezamento 4x100m, nado livre.

O pebolim terá as categorias masculina e feminina disputadas em duplas, com a participação de parentes, desde que haja um magistrado na equipe. A sinuca será disputada apenas entre magistrados, sem distinção de sexo e idade.

O tiro esportivo terá magistrados, cônjuges e companheiros nas categorias master e livre, tanto no masculino quanto no feminino. Na master, os competidores não terão armas fornecidas pela organização. Serão disputadas as provas de carabina mira aberta 25 metros, duelo de 20 segundos, desafio do popper, carabina de ar mira aberta e tiro prático.

Disputada individualmente nas categorias masculina e feminina, a modalidade tênis de mesa obedecerá às regras oficiais da Federação Brasileira de Tênis de Mesa. Os confrontos seguirão o sistema de primeira fase, em grupos, e eliminatórias.

O tênis de quadra masculino será somente para magistrados. O feminino estará aberto a magistradas e esposas/companheiras de magistrados. No simples masculino, os atletas disputarão as categorias até 50 anos incompletos A e B (livre), 51 a 64 anos incompletos A e B (master), 65 anos ou mais (sênior) e acima de 70 anos completos (super sênior). O simples feminino será em categoria única, sem distinção de idade. Nas duplas masculinas haverá competições de participantes até 50 anos e acima dos 50 anos. Nas duplas femininas a categoria será única.

Com até três familiares no time, o vôlei de quadra, masculino e feminino será em categoria livre, sem distinção de idade. A estrutura da competição seguirá as regras oficiais do voleibol. As partidas terão três sets de 25 pontos. É necessário que a equipe tenha uma diferença de 2 pontos sobre a adversária no resultado final. Caso uma equipe alcance os 25 pontos, enquanto a outra tenha 24, o jogo prosseguirá até que a diferença seja obtida.

A modalidade vôlei de areia poderá ter a participação de parentes nas categorias masculina e feminina, sem distinção de idade. Os jogos terão três sets de 21 pontos, com a mesma regra de dois pontos a mais válida no voleibol.

O xadrez será exclusivo para magistrados em categoria livre, sem distinção de idade e sexo.

Confira o regulamento das atividades dos Jogos Nacionais da Magistratura.

Os associados que quiserem participar das atividades esportivas devem enviar e-mail para eventos@amaerj.org.br. A mensagem deve conter nome completo, telefone e modalidade.

Na última participação, em 2017, a AMAERJ conquistou 18 medalhas (nove de ouro, seis de prata e três de bronze).