Notícias | 31 de março de 2022 11:31

Revista Fórum: TJ-RJ tem dois novos desembargadores

Governador escolheu o promotor Paulo Wunder; Órgão Especial promoveu a juíza Leila Santos Lopes

Da esquerda para a direita, desembargadores Henrique Figueira, Leila Lopes, Nádia Freijanes e Cezar Augusto Costa | Foto: Matheus Salomão

Por Evelyn Soares

O 2º grau da Magistratura do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ) recebeu dois novos integrantes: em 10 de dezembro de 2021, o promotor de Justiça Paulo Wunder; em 24 de janeiro deste ano, a juíza Leila Santos Lopes. Estas foram, respectivamente, a quarta e a quinta cerimônias de posse na presidência do desembargador Henrique Figueira.

O nome de Paulo Wunder estava na lista tríplice formada em 3 de dezembro pelo Tribunal Pleno do TJ. A escolha do governador Cláudio Castro (PL) foi publicada no Diário Oficial no dia 7 daquele mês. Três dias depois, houve a posse. Os desembargadores Maria Celeste Pinto de Castro Jatahy e Ricardo Couto conduziram o novo magistrado ao plenário do Órgão Especial.

O presidente do Tribunal exaltou a chegada de Wunder. “O quinto traz novas ideias e formas de pensar que o magistrado de carreira certamente não tem. Essa troca de experiências valoriza a Corte e o julgamento.”

Em 24 do mês seguinte, a juíza Leila Santos Lopes tomou posse após ser promovida por aclamação pelo critério de antiguidade. A ex-oficial da Marinha do Brasil foi apadrinhada pelos desembargadores Cezar Augusto Costa e Nádia Freijanes.

O presidente Henrique Figueira parabenizou-a. “A segunda instância recebe um exemplo de magistrada. A desembargadora Leila sempre teve sua carreira marcada pela serenidade e pela qualidade de suas decisões, sempre com muita técnica e com muito conhecimento.”

Wunder e Leila preencheram as vagas abertas com as aposentadorias dos desembargadores Ferdinaldo do Nascimento, oriundo do MP, e Plínio Pinto Coelho Filho.

Quem são

Paulo Wunder de Alencar
Idade:
42 anos
Ingresso no Ministério Público: 2003
Atuação: Tutela Coletiva de Barra do Piraí, Centro Regional de Apoio Administrativo Institucional de Duque de Caxias, Coordenadoria de Segurança e Inteligência, Grupo de Apoio Técnico Especializado, Coordenadoria de Tecnologia em Investigação e Análise no Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro

Leila Santos Lopes
Idade:
57 anos
Ingresso na Magistratura: 1993
Atuação: Comarcas de Porciúncula, Valença, Piraí, Silva Jardim, São João do Meriti, Nova Iguaçu e Duque de Caxias Último posto: juíza titular da 11ª Vara de Órfãos e Sucessões

Confira aqui a revista completa.