Destaques da Home | 11 de março de 2022 12:43

AMAERJ lamenta a morte da juíza Inês Joaquina Coutinho

Juíza Inês Joaquina Sant’Ana Santos Coutinho | Foto: Reprodução/ Facebook

A AMAERJ informa com pesar o falecimento da juíza aposentada Inês Joaquina Sant’ana Santos Coutinho, aos 81 anos. Mãe da juíza Raquel Santos Pereira Chrispino, titular da 1ª Vara de Família de São João de Meriti, ela faleceu nesta sexta-feira (11).

A magistrada deixa cinco filhos e netos. O velório e o sepultamento aconteceram nesta sexta-feira (11) no Cemitério do Caingá, no município de Teresópolis.

Nascida no Rio de Janeiro em 23 de junho de 1941, Inês Joaquina ingressou na Faculdade de Direito da Uerj (Universidade do Estado do Rio de Janeiro) em 1959, entre os dez primeiros colocados. Formou-se em 1964. Em janeiro de 1974, foi aprovada em 3º lugar no Concurso da Magistratura do Estado do Rio, tornando-se a quarta juíza mulher da Corte fluminense.

Sua primeira atuação foi na comarca de Sumidouro, cidade na região serrana do Estado. Atuou a seguir em Teresópolis, também na serra. Lá criou programas de acompanhamento de crianças e adolescentes em situação de risco ou ato infracional, posteriormente aproveitados pelo ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) e pelo Sinase (Sistema Nacional de Acompanhamento Socioeducativo).

A magistrada aposentou-se em junho de 2011, após 37 anos de Magistratura. Na ocasião, foi publicado o livro “Obrigado, Doutora Inês”. A biografia conta com depoimentos de colegas magistrados, serventuários, familiares e pessoas impactadas por seu trabalho. Inês Joaquina recebeu da Assembleia Legislativa o título de Benemérita do Estado do Rio de Janeiro.

Nota da Abraminj

Em nota assinada pelo desembargador José Antônio Daltoé Cezar, a Abraminj (Associação Brasileira dos Magistrados da Infância e da Juventude) comunicou o falecimento da magistrada. O texto destaca sua atuação na proteção dos direitos de crianças e adolescentes. Leia abaixo a nota na íntegra: