Canal direto de comunicação entre o Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ) e a sociedade, a Ouvidoria Geral produziu novos materiais informativos. Os cartazes serão distribuídos em todos os fóruns do Estado e nos cartórios extrajudiciais.
Os materiais informam o cidadão sobre como entrar em contato com a Ouvidoria para apresentar dúvidas, reclamações, denúncias, sugestões e elogios. Um dos materiais é voltado exclusivamente para questões relacionadas à violência contra a mulher.
“A sociedade encontra na Ouvidoria Geral do Tribunal de Justiça uma verdadeira aliada, presencial ou virtual, na comunicação com os setores vinculados ao Poder Judiciário, primando pelo padrão de qualidade na prestação dos serviços, em observância aos direitos e garantias previstos na Constituição da República, nas legislações vigentes e resoluções do CNJ”, afirmou a juíza Juliana Kalichsztein, ouvidora-geral do TJ.
Em 2021, a Ouvidoria recebeu 30.052 manifestações, tendo respondido 29.677 delas. A maior parte dos usuários usou o formulário eletrônico para o contato (23.175), seguido de teleatendimento (4.712), e-mail (1.607), atendimento pessoal (544) e correspondência (8). Em 2020, o órgão havia recebido 29.505 manifestações.
A Ouvidoria ganhou novas instalações em junho do ano passado. Mais ampla e planejada para as necessidades do órgão, a sede tem sala para atendimento presencial. O TJ-RJ ainda investiu em um novo sistema informatizado para a Ouvidoria, a fim de agilizar o controle das informações. A sede da Ouvidoria fica no 4º andar do Fórum Central, em frente à agência do Bradesco.
Confira os novos cartazes:
Leia também: Campanha da AMAERJ em apoio a Petrópolis arrecada R$ 98,5 mil
Em ‘O Dia’, desembargador analisa dilema de vítima de violência doméstica
Ex-presidentes do TRE-RJ debatem os 90 anos da Justiça Eleitoral