Notícias | 18 de julho de 2011 15:04

TJ-RJ instala Centro de Mediação em UPP

O Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro instalou na última sexta-feira (16) o Centro de Mediação da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) do Batan, na Zona Oeste do Rio. Os policiais integrantes da UPP foram capacitados por meio do curso de formação de mediadores promovido pela Escola de Administração Judiciária (Esaj), para atuarem auxiliando na resolução pacífica de conflitos.

A desembargadora Marilene Melo Alves, membro da Comissão de Articulação de Projetos Especiais para Promoção à Justiça e à Cidadania (Coape), destacou que todos os professores engajados no processo de formação dos policiais militares mediadores se revelaram impressionados com o excelente nível do pessoal designado para a atuação nas UPPs, indicados para o curso.

“São jovens imbuídos de grande espírito público, cientes de que estão escrevendo uma nova história da segurança pública de nosso estado e interessados em aprender todas as técnicas para o exercício de polícia de pacificação e de proximidade. As estatísticas revelam o sucesso deste programa, com inúmeros casos de conflitos dirimidos pelos mediadores comunitários”.

Também participaram da solenidade de instalação o diretor do Departamento de Apoio aos Órgãos Colegiados Não Jurisdicionados (Deaco) do TJ-RJ, Francisco Budal; o comandante da UPP do Batan, tenente Marcelo Silva Martins; além do tenente Juliano, do sargento Antoni e dos soldados Barra e Paiva, que atuarão como mediadores.

Na ocasião, a desembargadora Marilene Melo Alves contou ainda que a comitiva do TJ-RJ pôde constatar in loco o sucesso da UPP, referindo-se à festa junina da comunidade que estava sendo realizada nas instalações da Polícia Militar.

Fonte: Jornal do Commercio