* Globo News / G1
A polícia prendeu 12 homens envolvidos no caso das “Meninas de Guarus”, que apurou a exploração sexual de crianças e adolescentes em Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense. Outras duas pessoas são consideradas foragidas. Entre os presos estão ex-vereadores da cidade e o ex-deputado federal Nelson Nahim, que é irmão do ex-governador do Rio Anthony Garotinho.
Os alvos da operação foram condenados nesta quarta-feira (8), pela juíza Daniela Barbosa Assunpção, da terceira Vara Criminal de Campos. A sentença foi liberada nesta quarta. Nahim recebeu pena de 12 anos de prisão. Em entrevista à GloboNews, ele se declarou inocente.
Segundo a promotoria do caso, a condenação é em primeira instância, e os condenados podem recorrer. Quatro dos 20 réus do processo foram absolvidos.
O caso é investigado desde 2009. De acordo com a denúncia, os réus mantinham e exploravam sexualmente crianças e adolescentes, entre 8 e 17 anos, em uma casa em Guarus, distrito de Campos. O lugar era mantido com as portas e janelas trancadas, sempre sob vigília armada, e as vítimas eram obrigadas a consumir drogas.
Segundo a GloboNews, a operação policial começou por volta das 6h. De acordo com o Ministério Público, 12 mandados foram cumpridos, entre eles o de um homem que já estava preso.
Os acusados foram condenados pelos crimes de quadrilha armada, estupro de vulnerável, exploração sexual de crianças e adolescentes, entre outros.
A maior pena aplicada foi de 31 anos para os condenados Leilson Rocha e Ronaldo Santos.
Os mandados são cumpridos pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) e pela Coordenadoria de Segurança e Inteligência do Ministério Público do Rio de Janeiro (MP-RJ).
Assista aqui à reportagem da Globo News.
Fonte: Globo News / G1