“Temas do Processo Civil: homenagem ao professor José Manoel de Arruda Alvim Netto” serão abordados na reunião do Fórum Permanente de Processo Civil da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ) às 10h desta sexta-feira (22), com transmissão pelas plataformas Zoom e YouTube.
O encontro será aberto pela diretora-geral da EMERJ, desembargadora Cristina Tereza Gaulia, e pelo presidente do Fórum, Luciano Saboia Rinaldi de Carvalho. A palestra de abertura será do ministro Ricardo Villas Bôas Cueva, do Superior Tribunal de Justiça (STJ).
As palestras serão temáticas. A professora Teresa Arruda Alvim, filha do homenageado, falará sobre o “Agravo de instrumento”. As demais palestras abordarão os temas “Medidas executivas atípicas”, “Produção antecipada de provas”, “Ação rescisória”, “As recentes inovações da sistemática da repercussão geral e o juízo de conformidade dos recursos extraordinários” e “Balanço dos cinco Anos de vigência do Código de Processo Civil de 2015”.
O professor José Manoel de Arruda Alvim morreu aos 85 anos, em 1º de setembro passado. Foi juiz do 1º Tribunal de Alçada Civil de São Paulo, integrou o Poder Judiciário como desembargador do Tribunal de Justiça de São Paulo e se aposentou em 1984. Para participar, acesse este link.
Leia também: Livro sobre Direito Ambiental será lançado no dia 28 pelo IAB
CNJ lança protocolo para equidade de gênero em julgamentos nos tribunais
Confiança da sociedade na Justiça é baseada na integridade dos tribunais